Aguarde...
ON Run

onrun

Entenda o que é nutrição e a importância da boa alimentação

Entender o que é nos faz repensar nossos hábitos em busca de uma boa alimentação

| Especial para ON Run

Entenda o que é nutrição e a importância da boa alimentação. Crédito: Divulgação Pixabay

Nutrição é o ato de nutrir, é um processo biológico que utiliza o alimento como fonte de energia para que seja possível realizarmos as nossas funções vitais. Isso significa que quando comemos transformamos o alimento através da digestão em substâncias que são chamadas de nutrientes, que são absorvidas pelo nosso corpo para ajudar no crescimento, desenvolvimento e no bom funcionamento de todo nosso organismo.  

Além de nutrir nosso corpo, na prática, a nutrição também é responsável pela nossa saúde física. Uma má alimentação pode ocasionar em uma série de prejuízos, podendo até trazer como consequência algumas doenças. Da mesma forma, uma boa alimentação pode ajudar a tratar determinados problemas que nosso organismo venha a desenvolver.  

A nossa saúde mental também é diretamente afetada pela nutrição. Alguns nutrientes são importantes para manter nosso equilíbrio, auxiliando em qualidade de vida no tratamento dos transtornos psiquiátricos.   


A nutrição também faz parte da nossa vida social. A importância da comida nas nossas relações é enorme, seja aquele alimento confortável que comíamos na nossa infância e nos faz lembrar da nossa família, ou aquele prato especial que pensamos quando estamos reunidos para confraternizar com nossos amigos.  

No esporte, a nutrição é responsável por otimizar a nossa performance, tirando dos alimentos o melhor que eles podem nos oferecer, seja para um praticante de atividade física que tem o hábito de se exercitar para manter a saúde, ou por hobbie, e principalmente para um atleta que vive profissionalmente dos seus resultados.  

Resumindo, a nutrição é a ciência que estuda a relação do ser humano com o alimento, considerando o contexto sociocultural e as necessidades nutricionais dos indivíduos em diferentes estados de saúde. Ela é uma peça muito importante do quebra cabeça que monta nossas vidas. Nossa alimentação vai terá reflexo não só no nosso dia a dia a curto prazo, mas também será ela quem dirá se vamos ter qualidade de vida no futuro.  

Por isso a importância de buscar um nutricionista que entenda suas necessidades, sua rotina e seus objetivos, criando um cardápio que possua uma alimentação saudável e equilibrada.
 

E aí, gostou do nosso conteúdo? Para ler sobre nutrição clique aqui.
 

 



Mais do ACidade ON