Aguarde...
ON Run

onrun

Vanderlei Cordeiro de Lima: minha referência como atleta de corrida

Um exemplo de dedicação, disciplina, suor e muito treino!

| ON Run

Vanderlei acendeu a pira olímpica nos jogos do Rio, em 2016 (Foto: Divulgação)
Quando cheguei em Campinas, na década de 90, para compor a equipe da União Esportiva Funilense, tive o prazer de conviver com grandes atletas. Éramos ao todo 16, divididos em duas casas onde tínhamos toda a estrutura necessária para nos dedicarmos ao atletismo.  

Nós éramos corredores de meio fundo e fundo (800m a maratona).  

Contarei um pouco da minha vivência, aprendizados e a importância de um ambiente saudável no momento que acredito ser um dos mais importantes em nossas vidas, que é a adolescência, período de transição para a fase adulta.  

Hoje falarei sobre um dos momentos com o atleta Vanderlei Cordeiro de Lima, com quem convivi durante alguns períodos do ano, já que ele viajava bastante, seja para competir ou mesmo realizar seus períodos de treinamento em Campos do Jordão, local utilizado com muita frequência pelos atletas na preparação para as competições.  

Entre essas viagens para competir, destaco o dia em que ele foi correr como coelho na maratona de Remis, na França, e venceu a prova em sua estreia na maratona.  

Estávamos em casa assistindo TV quando nosso diretor chegou e deu a notícia, foi a maior festa, parecia que todos tinham subido no pódio. Foi um momento muito marcante ver a felicidade de todos da equipe com a vitória do Vanderlei. Ele era nosso parceiro de treino, dormia na mesma casa e comia a mesma comida. Só o treino era diferenciado, para mim era impossível acompanhar, mas tive o prazer de fazer alguns treinos regenerativos no final do dia com ele, em especial aos domingos, quando o treino era bem leve e fácil de acompanhar. Parecia uma coisa simples, afinal era só correr, mas minha alegria era enorme em estar ao lado de um atleta acima da curva.  

O que mais me chamava a atenção no Vanderlei era a sua dedicação e comprometimento com os treinos e com a equipe, ele parecia uma máquina, executava os treinos e as orientações com maestria.  

Não tinha como dar errado, seja como atleta ou ser humano!  

Para mim, ele é e sempre será uma das minhas inspirações. Obrigado por ter me proporcionado esse momento único, Vanderlei Cordeiro de Lima - "Lilika".


Mais do ACidade ON