Aguarde...
ON Run

onrun

Entenda a importância da avaliação física

Assim como os aparelhos precisam de uma revisão periódica, com nosso corpo não pode ser diferente, é necessário realizar a avaliação física

| ON Run

Entenda a importância da avaliação física. Crédito: Amanda Rocha
Avaliação Física para quê?  

Avaliar, medir, aferir, experimentar, ver se serve, ver se dá certo, são termos utilizados em qualquer profissão ou mesmo no cotidiano das pessoas, para quantificar ou mesmo entender minimamente o que se pretende orçar, fazer relatórios, uma visita técnica, comprar ou até mesmo fazer uso de alguma mercadoria, precisamos fazer algum tipo de avaliação.  

Na atividade física e no esporte não pode ser diferente, nossos instrumentos de medição são: a fita métrica, paquímetro, compasso de dobras (adipômetro), banco de wells, pista de atletismo. Com eles aferimos as variáveis como: peso corporal, % gordura, flexibilidade, força, resistência, velocidade.  

O objetivo principal da avaliação física é conhecer um pouco mais sobre o aluno e obter informações importantes para prescrição dos treinos. Assim como os aparelhos precisam de uma revisão periódica, com nosso corpo não pode ser diferente. Um dos principais erros do corredor é achar que sua saúde está sempre perfeita, principalmente os que estão em forma e já realiza atividade física regularmente.  

É recomendado fazer a avaliação física e o acompanhamento, que deve constar em sua periodização (planejamento), assim você estará sendo submetido a treinos mais individualizados e seguros respeitando sempre o seu desenvolvimento na corrida de rua.  

É muito difícil realizar treinos sem avaliar. É como estar em um barco à deriva em alto mar, dificilmente você chegará em terra firme e não conseguirá passar pelas tempestades sem uma preparação adequada, responsável e que priorize a sua saúde, bem-estar e desempenho a médio e, principalmente, a longo prazo.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Para ler sobre avaliação física clique aqui.

Mais do ACidade ON