Aguarde...
ON Run

onrun

A importância das planilhas de treinos para corredores

Não seguir as planilhas de treinos de forma correta pode trazer consequências para o desempenho dos corredores

| ON Run

A importância das planilhas de treinos para corredores. Crédito: planejamento/Divulgação

Após a realização dos exames e avaliação física, o professor terá informações importante para a prescrição dos treinos em planilhas de treinos, levando em conta aspectos individuais como peso, composição corporal, tempo de treinamento, resultado dos testes, objetivos propostos entre outras informações e variáveis pertinentes.  

Alguns corredores acham que podem seguir sua planilha de qualquer forma, não respeitando volume, intensidade, pausa, pace, progressão de carga e, principalmente, os dias de descanso.  

Essa indisciplina pode resultar em insônia, cansaço, redução de desempenho, lesões musculares e até queda do sistema imunológico e suas complicações para saúde.  

Toda vez que você realiza um tipo de treino (aeróbio ou anaeróbio), seu corpo gera algumas adaptações que são específicas de acordo com a fonte energética predominante no exercício. O mais interessante é que alguns treinos potencializam a melhora do corredor e outros contribuem negativamente nesse processo. Para ficar mais claro, executar os treinos de qualquer forma irá te aproximar cada vez mais de tudo que o praticante de corrida não quer, que são as lesões ou baixo desempenho nas provas.  

Vale destacar que no início as melhoras no resultado em treinos ou corridas são visíveis por um motivo simples: você era sedentário.  

A medida que vamos entrando em forma essa melhora vai ficando ainda mais difícil. Nem sempre o corredor vai melhorar a sua performance ou fará seu recorde pessoal nas provas, mas certamente quando seguimos a progressão de carga, minimizamos as lesões e conseguimos correr da melhor forma possível.  

Estar entre os melhores na categoria não é difícil, difícil é se manter entre os melhores!

Mais do ACidade ON