Aguarde...
ON Run

onrun

5 passos para evoluir na corrida de rua

É comum atletas amadores cometerem alguns erros que os impedem de evoluir na corrida de rua. Separamos algumas dicas que vão te ajudar na melhora do desempenho

| ON Run

 

5 passos para evoluir na corrida de rua. Crédito: Divulgação Canva

 Atualmente a corrida de rua está bastante popularizada nas diferentes distâncias e percursos, de provas dos 5 km aos mais de 42 km da maratona. Alguns podem até dizer que é um esporte que está na moda. 

Mas como tudo na vida tem uma medida recomendada para termos os reais benefícios e evitar possíveis lesões e contratempos, organizamos algumas dicas e recomendações para você realizar seus treinos com segurança e aumentar a possibilidade de melhoras no desempenho, evitando possíveis lesões e desconfortos.

1.Respeitar as planilhas de treinamento

Após a realização dos exames e avaliação física o professor terá informações importante para a prescrição dos treinos. Os professores prescrevem as planilhas de treinos levando em conta aspectos individuais como peso, tempo de treinamento, resultado dos testes, objetivos propostos e etc.

Alguns corredores acham que podem seguir sua planilha de qualquer forma, não respeitando volume, intensidade, pausa, pace, progressão de cargas e principalmente os dias de descanso, o que pode prejudicar o desempenho.  



2.Evitar evoluir rápido demais

Na fase inicial os ganhos são rápidos, até porque você era sedentário, a melhora no desempenho é percebida logo nas primeiras semanas, o que gera a tentação de aumentar o volume e a intensidade dos treinos.

O recomendado é que a evolução seja de 10 a 15% do total a cada duas ou três semanas, lembrando que não é uma receita e pode variar de pessoa para pessoa e de um período de treino para outro. Intercalar os treinos de corrida com caminhadas é uma boa opção.

3.Não competir além da conta

Atualmente a corrida ficou bem mais comum. Existem eventos esportivos que fazem promoções para quem participar das 10 etapas e os corredores acabam usando as competições como treino, sendo que o ideal é se preparar para participar das competições.

A participação em provas de corrida deve ser feita de forma planejada. Em alguns casos as competições podem entrar como parte da preparação para um objetivo maior.  



4.Descansar após os treinos

Mais importante que o treino é o descanso, principalmente para atletas amadores que não tem muito tempo para descansar. É no descanso que acontece a síntese proteica, responsável por criar adaptações necessárias para melhorar a performance.

Para cada treino mais intenso deve haver um dia de treino mais leve e até mesmo um dia de descanso. É durante os períodos de descanso, entre um treino e outro, que acontece a recuperação e a construção muscular. 

Saiba mais clicando aqui!

5.Dar atenção a técnica

A parte técnica é muito importante, sua função é auxiliar o corredor a economizar energia e evitar possíveis lesões, uma vez que o movimento fica mais limpo e com isso os músculos gastam menos energia para desempenhar uma determinada função.

Os principais especialistas de corrida orientam que os alunos busquem um professor para ajudar a realizar e corrigir o movimento, possibilitando a melhora do desempenho. 


Mais do ACidade ON