Aguarde...
ON Run

onrun

Jovens atletas: saiba qual a idade mínima para iniciar na corrida de rua

Para cada idade existe uma categoria e uma distância permitida para provas e competições. Confira qual a idade mínima para cada uma delas

| ON Run

 

Jovens atletas: saiba qual a idade mínima para iniciar na corrida de rua. Crédito: Divulgação Canva

Se você fez os exames médicos e não tem nenhuma patologia, então está apto a praticar a corrida de rua. De maneira geral, a corrida pode e deve ser praticada. A única orientação, além das questões de saúde, está nas distâncias a serem percorridas pelos jovens. O objetivo é prevenir uma especialização e abandono precoce.

No caso da maratona, a recomendação é que apenas atletas com mais de 20 anos possam participar. A recomendação dos especialistas é que o atleta melhore bem as suas marcas nas distâncias inferiores, migrando para a maratona após os 25 anos. Não é uma regra, mas é o que mais acontece se pensarmos em uma maior longevidade do maratonista.

A idade para iniciar nas corridas de rua ou nas pistas é aos 11 e 12 anos, percorrendo uma distância de 600 metros. Dos 13 aos 14 anos a distância é de 1.000 metros, dos 15 aos 17 anos a distância recomendada é de 3.000 metros e 18 a 19 anos é de 10.000 metros, sendo que nessa categoria é recomendado que as meninas percorram a distância de 5.000 metros.

É expressamente proibida a realização de competições oficiais de atletismo para corredores com 10 anos de idade ou menos. Para esta faixa etária recomenda-se a realização de festivais de atletismo, sem caráter competitivo e somente de participação.

Mais do ACidade ON