Aguarde...
ON Run

onrun

Carboidratos: o que são e qual a função deles no nosso corpo

Entenda mais sobre o carboidrato, um nutriente que quando consumido de forma bem equilibrada traz muitos benefícios

| Especial para ON Run

Carboidratos: o que são e qual a função deles no nosso corpo. Crédito: Divulgação/Canva

Os carboidratos são compostos orgânicos, em sua maioria, formados por carbono, hidrogênio e oxigênio.  

São a nossa principal fonte de energia, classificados de acordo com os seus tamanhos: monossacarídeo, dissacarídeo e polissacarídeo. Cada grama de carboidrato nos fornece quatro calorias, sendo os cereais e grãos (arroz, aveia, centeio, cevada, milho, trigo), os tubérculos (batata, mandioca) e as frutas e açúcares como o mel, as principais fontes.  

Os mono e dissacarídeos são os menores carboidratos, também conhecidos por carboidratos simples. O principal deles é a glicose, que pode ser encontrada no mel, nas frutas e no açúcar.  

Os polissacarídeos são a soma de vários mono e dissacarídeos, chamados de carboidratos complexos. Ele é encontrado em forma de glicogênio no nosso organismo e também nos alimentos como arroz, pão, batata e massas.  

As principais funções dos carboidratos são: energética e estrutural.   


É possível ter muitos benefícios através do consumo equilibrado desse nutriente. Ao ingerir carboidratos a glicose começa a circular no sangue, sendo utilizada por todo nosso organismo, principalmente pelo cérebro, que é grande dependente dessa fonte de energia. Quando nossos estoques de glicose diminuem podemos ter sintomas como dores de cabeça, mau hálito, perda de massa muscular, alteração do sono e humor, tremores e desmaios.  

Nossos músculos são protegidos com a ingestão correta de carboidratos, pois quando diminuímos o consumo de carboidratos, o nosso corpo utiliza as proteínas como fonte de energia, quando na verdade deveriam estar sendo utilizadas para manter e reparar nossa massa muscular.  

Quando ingerimos carboidratos complexos, especialmente os que contém fibras, temos uma digestão mais lenta e consequentemente uma saciedade por um período de tempo maior, diminuindo a vontade de comer a todo momento e auxiliando no funcionamento do nosso intestino.  

O consumo inadequado de carboidratos pode afetar nossa imunidade, causar cansaço e interferir diretamente na nossa performance durante a prática de atividades físicas, pois nossos músculos armazenam glicogênio para essa função e caso o consumo de carboidratos esteja abaixo do ideal, não haverá energia disponível para obter o máximo de rendimento.  

Por conta de todas essas funções citadas acima, não podemos e nem devemos temer a ingestão de nenhum tipo de carboidrato. Qualquer restrição de nutriente tende a causar um desequilíbrio em nosso organismo. Para organizar a sua alimentação com o objetivo de atingir as necessidades mínimas de carboidratos, consulte sempre um nutricionista.


Mais do ACidade ON