Aguarde...
ON Run

onrun

Tipos de treino e a relação com a avaliação física

A avaliação física é determinante para que o professor passe o tipo de treino que o atleta precisa

| ON Run

Tipos de treino e a relação com a avaliação física. Crédito: Tião Moreira
Algumas vezes os atletas ao receberem a planilha de treino podem se sentir confusos em relação às terminologias escritas: suave, trote, leve, à vontade. Elas estão sempre presentes nos treinos de rodagem, que é um dos meios para trabalhar o método contínuo.  

Existem algumas referências para definir essas palavras, hoje sabemos que uma avaliação física pode ajudar a quantificar, dizer o pace que você dever percorrer para caracterizar um treino suave, leve, á vontade, em resumo podemos dar números para essas terminologias. 

A avaliação está presente em nosso cotidiano e nos ajuda, por exemplo, a fazer uma compra ou escolher uma roupa. Dificilmente a dona de casa compra um sofá sem antes medir o tamanho da sua sala, por isso é importante medir algo antes de comprar.   


Na maioria das profissões, antes de fechar um serviço é preciso medir, calcular, ver a quantidade de horas e assim fechar o orçamento. Quando vamos ao médico fazer uma consulta, ele nos faz algumas perguntas, entende os sintomas, realiza testes e solicitar os exames para fechar o diagnóstico do paciente e prescrever a medicação e ou tratamento.

Na educação física não pode ser diferente, a avaliação física serve para medir, anotar, calcular, ter referências seguras para prescrever e acompanhar os treinos de forma mais efetivas, pois entender as variáveis condicionantes e determinante para a prescrição dos treinos fazem toda diferença.



Mais do ACidade ON