Aguarde...
ON Run

onrun

5 conteúdos sobre nutrição para corredores!

Confira algumas dicas para quem pretende iniciar ou já pratica a corrida de rua

| ON Run

5 curiosidades sobre nutrição e alimentação. Crédito: Divulgação/Canva.

Que a nutrição é importante não temos dúvidas, mas qual a melhor forma de usufruir dos alimentos e ter os reais benefícios?  

Preparamos um breve resumo dos principais textos sobre o assunto para te ajudar a ficar bem informado e direto ao ponto.
Você terá a possibilidade de ler o resumo da matéria e se te interessar, poderá ler a mesma na íntegra clicando no link disponibilizado.  

Boa leitura e esperamos que goste do nosso site. Ele vem sendo feito e atualizado a cada dia com intuito de te ajudar a ficar bem informado e tomar as melhores decisões sobre os assuntos que envolvem a corrida de rua.

1.O que é nutrição?
Na teoria, por definição, nutrição é o ato de nutrir, é um processo biológico que utiliza o alimento como fonte de energia para que seja possível realizarmos as funções vitais como seres humanos. Isso significa que quando comemos, transformamos o alimento, através da digestão, em substâncias chamadas de nutrientes, que são absorvidas pelo nosso corpo para ajudar no crescimento, desenvolvimento e no bom funcionamento de todo nosso organismo.
Para ler o texto completo clique aqui.   


2.Classificação dos Alimentos
Os alimentos podem ser classificados em macro (necessários em maior quantidade) e micronutrientes (necessários em menor quantidade).  

Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas, gorduras e a água e os micronutrientes são as vitaminas e os minerais.
Os carboidratos, proteínas e gorduras tem calorias, então são responsáveis por nos fornecer energia, gerando combustível para que nosso corpo.  

Já as vitaminas e os minerais atuam como reguladores no nosso corpo especialmente das enzimas e dos hormônios que são essenciais no equilíbrio do nosso organismo.
Para ler o texto completo clique aqui.  



3.Quais são e qual a função dos carboidratos?
Os carboidratos são compostos orgânicos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio, sendo a nossa principal fonte de energia. Eles são classificados de acordo com o seu tamanho: monossacarídeo, dissacarídeo e polissacarídeo.
Para ler o texto completo clique aqui. 
 

4. O que são e qual a função dos minerais?  

Os minerais são substâncias inorgânicas, encontrados na natureza e são essenciais para o funcionamento do nosso corpo, para mantermos a saúde. Eles formam as estruturas de células, tecidos e órgãos, atuam na manutenção de fluídos corporais e participam dos sistemas enzimáticos e hormonais. Sua classificação é feita de acordo com a demanda, os mais utilizados pelo nosso corpo são os macrominerais, os menos utilizados são os microminerais.  

Para ler o texto completo clique aqui.

5. O que são e qual a função dos lipídios no nosso corpo? 

Os lipídios, também conhecidos como gorduras, são moléculas orgânicas insolúveis em água e solúveis em substâncias como o álcool, compostas por carbono, oxigênio e hidrogênio, podendo também conter nitrogênio, fósforo e enxofre. Eles fornecem nove calorias por grama e são formados por uma molécula de ácido graxo mais uma molécula de álcool.  

Para ler o texto completo clique aqui.