Aguarde...
ON Run

onrun

7 conteúdos exclusivos para os corredores de rua

Confira algumas dicas para quem pretende iniciar ou já pratica a corrida de rua

| ON Run

7 conteúdos exclusivos para te ajudar corredores de rua. Crédito: Redação/ONRun
Alguns assuntos nos confundem bastante, principalmente sobre o que e como fazer quando o assunto é a corrida de rua.
Preparamos abaixo um breve resumo dos principais textos sobre o assunto para te ajudar a ficar bem informado e direto ao ponto.  

Você terá a possibilidade de ler o resumo da matéria e se te interessar você poderá ler a mesma na íntegra clicando no link disponibilizado.  

Boa leitura e esperamos que goste do nosso site. Ele vem sendo feito e atualizado a cada dia com intuito de te ajudar a ficar bem informado e tomar as melhores decisões sobre os assuntos que envolvem a corrida de rua.

1.Competir vs treinar: qual o mais importante? 

Atualmente a corrida está bastante popularizada, existindo até competições com promoções para quem participar das 10 etapas. O problema é que alguns corredores estão usando as competições como treino, quando o ideal é ter toda uma preparação para realizar as provas, afinal treino é treino e corrida é corrida.

Para ler o texto completo clique aqui.  


2. Quando devo procurar um professor de corrida?
Após finalizar meu período como atleta e iniciar um processo de transição, entre atleta de alto rendimento para amador, foi um pouco difícil para assimilar e principalmente conciliar os treinos e manter o mesmo foco de antes. Quando se é atleta o resultado tem uma relação direta com os treinos. Faça chuva ou faça sol, não tem dia santo nem feriado, até porque as adaptações são biológicas e tem uma relação bem simples: se treina, melhora; se não treina, piora.
Para ler o texto completo clique aqui.   

3. Como sair do sedentarismo e começar a correr: um guia completo 

Para você que hoje se encontra na situação de sedentário, seja porque não tem tempo ou porque ainda não achou uma modalidade esportiva que tenha feito você se apaixonar ao ponto de manter uma frequência ano após anos e ter os reais benefícios para sua saúde, ou conseguir correr sem parar o seu primeiro km, apresentaremos uma sequência de atividades que podem te ajudar a tomar gosto pelo caminhada e corrida de rua.

Como corrida não é só correr, o ideal é iniciar de 3 a 4 semanas antes com trabalho de fortalecimento para, em seguida, iniciar os treinos específicos de corrida, intercalando com os trabalhos de fortalecimento, seja na academia ou mesmo em casa. No nosso canal há vários vídeos com opções de fortalecimento, educativos e postura para corrida.  

Para ler o texto completo clique aqui.

4. Rumo aos primeiros 5k: um guia completo para você

Já sabemos que no início tudo é maravilhoso, a melhora no desempenho ocorre de maneira natural com a frequência na realização dos treinos, por isso o seu foco nesse início deve ser com a frequência, para criar o habito, e não com o treino e seu desempenho. Precisamos tomar gosto pela corrida, essa é a fase de aprender a treinar com ênfase maior nas questões cognitivas, afetivas, socialização, entendimento sobre a importância do treino e sensibilização para o treino, também conhecido como período de adaptação.
Para ler o texto completo clique aqui.  

5.Correr na esteira ou na rua
Quem é corredor ou treinador sabe que há uma diferença enorme entre correr nas ruas e correr em uma esteira, porém alguns pesquisadores se preocuparam em observar essas diferenças além da percepção e, como nosso foco é a biomecânica, vamos abordar aqui alguns desses trabalhos. Após análise dos resultados, os autores sugerem que a corrida em esteira afeta padrões de coordenação de segmentos durante as fases de apoio e balanço, podendo influenciar na biomecânica dos membros inferiores durante a corrida na rua.
Para ler o texto completo clique aqui. 



6.Estratégias nas descidas
Acredito que todos os corredores já se perguntaram qual é a melhor forma de "encarar" uma descida. Kowalski e Xian (2016) investigaram as forças de reação do solo em declive e aclive, em corredores de antepé e corredores de retropé.
Para ler o texto completo clique aqui. 

7. Evoluir na corrida rápido demais podem trazer alguns problemas

Na fase inicial os ganhos são rápidos, pois provavelmente o atleta era sedentário. A melhora no desempenho é percebida logo nas primeiras semanas, gerando a tentação de aumentar o volume e a intensidade dos treinos.

Porém é muito importante que o professor e o atleta entendam que as melhoras nessa fase inicial realmente acontecem, mas é preciso segurar a empolgação e evoluir com segurança. Por uma questão biológica, são meses ou até anos para chegar em um excelente resultado. 

Para ler o texto completo clique aqui. 


Mais do ACidade ON