Aguarde...
ON Run

onrun

6 coisas que todo atleta de corrida de rua deve saber

Confira alguns fatos que todo atleta de corrida de rua deve saber para melhorar seu desempenho nos treinos e nas provas

| ON Run


6 coisas que todo atleta de rua deve saber. Crédito: Tião Moreira
Alguns assuntos nos confundem bastante, principalmente sobre o que e como fazer quando o assunto é a corrida de rua.  

Preparamos um breve resumo dos principais textos sobre o assunto para te ajudar a ficar bem informado e direto ao ponto.
Você terá a possibilidade de ler o resumo da matéria e se te interessar, poderá ler a mesma na íntegra clicando no link disponibilizado.  

Boa leitura e esperamos que goste do nosso site. Ele vem sendo feito e atualizado a cada dia com intuito de te ajudar a ficar bem informado e tomar as melhores decisões sobre os assuntos que envolvem a corrida de rua. 

1. A corrida de rua ajuda a emagrecer? 

A corrida é vista como uma importante ferramenta para ajudar as pessoas que querem emagrecer, e seus participantes fazem jus a essa fama, já que em sua grande maioria são magros. Mas saiba que eles têm esse biótipo por uma questão de estrutura física, já nasceram geneticamente favorecidos e faz muito sentido os melhores corredores serem magros, afinal o corredor precisa deslocar a sua massa o mais rápido possível e quem tem uma massa de 50 quilos terá mais facilidade ou gastará menos energia para realizar esse deslocamento. 

Para ler o texto completo clique aqui.

2.A corrida de rua vai muito além da moda, é um poderoso estilo de vida!
A corrida de rua está bastante popularizada, tornando-se moda ser praticante nas diferentes distâncias e percursos, que vai de provas dos 5 km, até os mais de 42 km da maratona.  

Mas como tudo na vida, existe uma medida recomendada para chegar nos reais benefícios e evitar possíveis lesões e contratempos. Organizamos no portal ON RUN alguns textos com dicas e recomendações para quem deseja realizar os treinos com segurança e melhorar o desempenho, evitando possíveis lesões e desconfortos.
Para ler o texto completo clique aqui.

3.Dar atenção a técnica
A parte técnica é muito importante, sua função é auxiliar o corredor a economizar energia e evitar possíveis lesões, uma vez que o movimento fica mais limpo e com isso os músculos gastam menos energia para desempenhar uma determinada função.  

Os principais especialistas que atuam com corrida orientam que o atleta busque um professor para ajudar a realizar e corrigir o seu movimento, possibilitando que o aluno melhore ainda mais o seu desempenho.
Para ler o texto completo clique aqui.  



4. Correr com a postura incorreta:
Um conjunto de situações faz com que o corredor tenha uma postura inadequada para corrida, por isso o ideal é entender quais exercícios podem ajudar a melhorar.  

Exemplo: atletas que correm caindo muito para frente, possivelmente precisa trabalhar as cadeias cruzadas, principalmente o abdômen e região do core, já que o corredor leva o tronco muito para frente.
Problema: pode causar lesões na lombar, dor no ciático, nos glúteos, nos isquiotibiais e nos joelhos.
Solução: ter consciência da postura, fortalecer o abdômen e cadeias cruzadas, que ajudam a estabilizar o tronco e alongar a lombar.

5.Qual é a influência da placa de fibra de carbono nos tênis?
Como nosso foco é a corrida de rua, o texto abaixo será para falar sobre o tênis mais adequado para essa prática.
Alguns estudos mostraram o que o Vaporfly 4% da Nike tem de especial. Quando a marca comparou o gasto energético dos atletas que utilizavam esse tênis com os que utilizavam outros calçados, o Vaporfly proporcionou uma melhora de 4% na economia de energia e um aumento de 3,4% na velocidade dos corredores. BURNS e TAM (2020).
Para ler o texto completo clique aqui. 

6. Você sabe o que levar para uma corrida de rua? Descubra
Você está na corrida a algum tempo, os treinos estão dentro do previsto e à medida que seu evento se aproxima você vai ficando mais ansiosa (o), principalmente se for sua primeira corrida oficial, afinal é o principal evento da sua cidade e você quer iniciar correndo super bem, uma vez que o mais difícil e também mais importante e determinante já foi feito, que são os treinos.  

Para ler o texto completo clique aqui.

Mais do ACidade ON