Aguarde...
ON Run

onrun

Os benefícios da atividade física para a saúde

Entenda quais os benefícios da prática de atividade física para a saúde, principalmente em tempos de pandemia

| ON Run

Os benefícios da atividade física para a saúde. Foto: Weber Sian / ACidade ON
Preparamos um resumo com as principais notícias sobre os benefícios da prática da corrida de rua. Com certeza você terá a sensação de que fez a escolha certa quando decidiu praticar essa modalidade. Abaixo há um breve resumo dos principais textos sobre o assunto para te ajudar a ficar bem informado e ir direto ao ponto.  

Você terá a possibilidade de ler o resumo da matéria e, se te interessar, você poderá ler a mesma na íntegra clicando no link disponibilizado.  

Boa leitura e esperamos que goste do nosso site, ele vem sendo feito e atualizado a cada dia com intuito de te ajudar a ficar bem informado e tomar as melhores decisões sobre os assuntos que envolvem a corrida de rua.

1.Atividades físicas previnem cerca de 4 milhões de mortes precoce por ano.
As mortes provocadas pelo sedentarismo, também conhecido por doenças hipocinéticas, estão entre as maiores causas de morte em todo mundo, em especial nos países mais desenvolvidos. Essa relação ficou mais evidente no trabalho realizado pelos pesquisadores das universidades de Cambridge e Edimburgo, que analisaram dados de 168 países
Para ler o texto completo clique aqui.  

2.Como a prática de atividade física pode afetar a sua longevidade
De tempos em tempos, são divulgadas pesquisas relacionando a expectativa de vida em alguns países e a prática de atividade física, que tem se configurado como uma das ferramentas indispensáveis.
Os benefícios da atividade física não se restringem apenas a melhorar componentes fisiológicos e capacidades físicas como força, resistência, velocidade, também podendo contribuir com a longevidade.
Para ler o texto completo clique aqui.

3.Correr maratona rejuvenesce
O estudo acompanhou 138 maratonistas iniciantes, sendo 49% homens com média de idade de 37 anos. Eles tiveram as artérias do coração examinadas por ressonância nuclear magnética, antes de iniciar os treinamentos e três semanas após a prova. Os resultados apontados pelo estudo mostrou que as artérias estavam 4 anos mais jovens, apresentando menos rigidez.
Para ler o texto completo clique aqui.

4.Correr usando máscara no período de uso obrigatório.
Para entendermos melhor essa dificuldade sobre a respiração e o uso da máscara, é preciso saber que somos seres aeróbio e necessitamos do oxigênio para sobreviver. Com a prática de atividade física, conseguimos gerar algumas adaptações em nosso organismo, especialmente nas enzimas que ajudam a remover a acidez do músculo e células responsáveis pelo transporte de oxigênio, que é transformado em energia.
Para ler o texto completo clique aqui.

5.Corridas de rua 2020: como ficam os treinos na pandemia
Mas com o cancelamento das principais provas, como ficam os treinos sem ter uma previsão de retorno dos eventos? Quais aspectos da corrida devo priorizar?
Para ler o texto completo clique aqui.

6.Quais são os benefícios da atividade física para a saúde?
Segundos os pesquisadores, são mais de 17 mil moléculas acionadas em nosso corpo para suprir as necessidades através de processos biológicos, passando por vias metabólicas, sistemas aeróbios e anaeróbios de produção de energia, proteínas, enzimas, processos oxidativos, inflamatórios e regenerativos, entre outros
Para ler o texto completo clique aqui.  

7.Exercício físico ajuda a fortalecer sistema imunológico
Destacamos aqui uma importante pesquisa sobre como a atividade física pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, minimizando os sintomas de algumas doenças. Principalmente nesse momento da pandemia, onde pessoas do grupo de risco podem ter as complicações mais graves da Covid-19, é importante esclarecer também alguns discursos relacionados ao fato da prática atividade física tornar essas pessoas menos suscetíveis a complicações e agravos dos sintomas provocados pelo coronavírus.
Para ler o texto completo clique aqui.



Mais do ACidade ON