Aguarde...
ON Run

onrun

Dicionário do corredor: termos e expressões mais utilizadas pelos atletas.

Para não ficar de fora da conversa, confira o vocabulário com termos e expressões dos atletas de rua

| ON Run

Dicionário do corredor: termos e expressões mais utilizadas pelos atletas. Crédito: Tião Moreira

Todas as tribos tem o seu vocabulário e a sua forma de se expressar, na corrida não é diferente. Destacamos abaixo algumas dessas terminologias ou modo pelo qual os corredores normalmente se comunicam, para você ficar por dentro dos principais assuntos que envolve a corrida de rua e os praticantes.

Por que isso é importante ?
Para já ir se familiarizando e principalmente se enturmar logo nos primeiros treinos, como dizem os jovens, para não ficar "boiando" nos assuntos!  

Pace: é o ritmo que o atleta percorre uma determinada distância, por exemplo se você correr os 10 km em 60 minutos, seu pace médio será de 6 minutos por km. Existe também o pace de treino, de prova e etc.
Longão, rodagem ou percurso: é o termo dado ao treino contínuo, ou seja, correr sem pausa por um período que pode variar de 40 minutos ou mais de duas horas, dependendo do seu objetivo e condicionamento físico.  

RP ou recorde pessoal, SB ou personal best: corresponde ao seu melhor resultado em uma prova.
Prova: são os eventos de corrida ( São Silvestre, integração...)
Tiros: corridas rápidas comum nos treinos intervalados na pista ou parques
Pipoca ou pirata: atletas que correm sem inscrição nas provas
Quebrar, travar ou o urso montou nas costas: significa que você errou a estratégia de prova. Na maioria das vezes acontece por iniciar a prova mais rápido e chegar bem mais lento, às vezes sendo forçado a caminhar ou desistir da prova.   

Treino leve, suave, soltura, bate-papo, suja roupa, regenerativo: significa correr bem de leve, comum dois dias antes das provas ou durante alguns treinos.
Pacers, coelhos, meta volante: são atletas contratados pelos organizadores para ditarem o ritmo da prova.
Ir na fisio: fazer uma massagem ou um trabalho preventivo de alongamento ou postural.
Educativos, técnica, coordenação de corrida: treinos específicos para ajudar na mecânica de movimento.
Treino na pista: treinos realizados em uma pista de atletismo, com volta de 400 metros, utilizado com frequência para os treinos intervalados e de circuito.  

Leão de treino, treina como leão e corre como gatinho: expressão usada para definir aquela pessoa que treina muito bem, mas na prova corre bem menos.
Viciado, endorfina, dopamina: termo usado para definir o atleta que treina todos os dias.
Doido, maluco, cabeça dura, cabeçudo: termo usado para definir o atleta que sai correndo na frente junto com o pessoal da elite e acaba cansando antes dos 3 km, ou mesmo nos treinos, quer definir a prova e os treinos no início.
  

E ai faltou algum termo que você usa na sua região?  

Um forte abraço e bons treinos!