Aguarde...
ON Run

onrun

Qual a função dos alimentos?

Os alimentos são importantíssimos para a realização das atividades vitais do nosso corpo e do nosso dia a dia. Entenda

| Especial para ON Run

Qual a função dos alimentos? Crédito: ACidade ON - Araraquara
Os alimentos são todas as substâncias utilizadas pelos seres vivos como fonte de energia, e sua função é realizar atividades vitais como: crescimento, movimento, reprodução, regulando e mantendo nosso metabolismo.  

A energia dos alimentos é obtida através de processos químicos que transformam os nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) em partículas menores (glicose, aminoácidos e ácidos graxos respectivamente) para que nosso corpo seja capaz de utilizar essas pequenas partículas como combustível.  

Os alimentos fornecem a matéria prima para a construção das nossas células, que serão responsáveis pela formação e reposição dos tecidos e órgãos ao longo de toda a nossa vida.  

Nos movermos só é possível porque ingerimos alimentos, seja para atividades do dia a dia como levantar da cama, tomar banho ou escovar os dentes ou para praticar atividades físicas.  

Ainda não existe comprovação científica que afirme que os alimentos estão ligados à fertilidade, mas o que sabemos é que os alimentos são responsáveis pela formação dos bebês de maneira direta, através da formação das células.  

Por outro lado, os alimentos também tem como função nos dar satisfação, prazer e acolhimento. Devemos entender e respeitar os momentos em que vamos consumi-los para esta finalidade também, e com a ajuda de um nutricionista você consegue equilibrar necessidade versus vontade, sem deixar de atingir seus objetivos.


Mais do ACidade ON