Aguarde...
ON Run

onrun

O que é periodização do treinamento esportivo?

Entenda o que é a periodização do treinamento e a sua importância para chegar nos objetivos desejados

| ON Run

O que é periodização do treinamento? Curso WA/IAAF 2010 

Um dia estava dando treino e um usuário me abordou na pista de atletismo local onde trabalho, perguntando-me se eu vi o seu desempenho. Eu respondi que sim e ele quis saber o que eu achei, ele havia feito 20 tiros de 400 metros em 1:30 a 2 minutos.  

Eu disse que não sabia. Ele foi bom demais e ao voltar do banheiro me perguntou: "Professor, 20 tiros de 400 metros não é bom?"  

Eu respondi que dependia do objetivo, qual período de treino ele estava, qual treino ele fez ontem, qual vai fazer amanhã... Um treino isolado não diz muita coisa, ele deve sempre conversar com a sua planilha de treino e com seu objetivo, do contrário, ele é só uma corrida, o que não é errado, mas não dá para ter parâmetros de comparação ou mesmo de tempo, por isso, ter um professor e um treino periodizado é extremamente importante!    


Embora o nome seja extremamente técnico, a periodização é bem mais simples que você imagina, ela é na verdade o planejamento dos treinos e a distribuição dos treinos em períodos. Os mais comuns em uma periodização são: período de base, preparatório, pré-competitivo e competitivo, mas cada professor tem a sua forma de conduzir a periodização, usar a terminologia do seu autor preferido ou a que é mais usual.  

O mais importante nesse processo é saber o que está fazendo!
Baseado no treinamento, a periodização deve ser organizada de forma global, respeitando todas as fases do desenvolvimento evitando assim o abandono precoce da prática, em função de possíveis lesões ou desconfortos provocados pelo falta de planejamento dos treinos.  

Estabelecidos os objetivos do treinamento de forma clara e concreta, respeitando seus princípios científicos, as fases desse processo devem ser identificadas e organizadas, portanto, o treinamento deve ser periodizado.  

O que é periodização do treinamento? Curso WA/IAAF 2010

A periodização representa uma linha de trabalho para a estruturação e direcionamento do treinamento, levando-se em consideração a disponibilidade de tempo para as atividades, o público-alvo e o ambiente em que será inserido o programa.

Essa divisão é uma estratégia para organizar as variáveis da carga de treinamento como intensidade, volume, frequência e períodos de repouso, possibilitando uma variedade nas sessões de trabalho. Ao se combinar as fases de estímulo e recuperação, são formadas as bases necessárias para que ocorra o fenômeno da supercompensação, reduzindo assim, os efeitos de super treinamento e melhorando o nível de condicionamento do indivíduo.