Aguarde...
ON Run

onrun

A história e origem do atletismo

O Atletismo teve origem na Grécia antiga e atualmente é considerado o esporte mais antigo do mundo. Confira mais sobre a história dessa modalidade

| ON Run

 

A história e origem do atletismo.Crédito:Divulgação Pixabay

O Atletismo surgiu na Grécia antiga e é considerado o esporte mais antigo do mundo. Sua prática sistemática consta desde os primeiros Jogos Olímpicos da Grécia antiga, realizados em 776 a.C., e mesmo após sua modernização ainda mantém em seu programa de competição provas semelhantes às daquela época, porém, bem mais diversificado e rico tecnicamente.  

Além de ser um dos esportes mais praticados no mundo, com 212 países filiados à World Athletics (WA) antiga Federação Internacional de Atletismo (IAAF), o Atletismo é um esporte extremamente inclusivo, isso por conter provas que são adaptações das habilidades motoras básicas como correr (corridas de rua), saltar, arremessar e lançar.  

O Atletismo é caracterizado por ser um esporte de fácil prática, pois pode ser facilmente realizado e adaptado em quadras, campos de futebol e ruas fechadas, desde que o local traga segurança para os praticantes.  

O Atletismo moderno é composto por provas de pista, campo e cross country, existindo ainda as provas combinadas de Decatlo e Heptatlo. As provas de pistas dividem-se em provas de velocidade: 100 metros, 200 metros, 400 metros, revezamentos e corridas sobre barreiras; provas de meio-fundo: 800 metros e 1500 metros; provas de fundo: 3000 metros, 5000 metros, 10000 metros e corridas sobre obstáculos; marcha atlética; e maratona (42.195 metros), realizada em vias públicas.  

As provas de campo dividem-se em saltos: salto em altura, salto com vara, salto em distância e salto triplo; lançamentos: lançamento de dardo, lançamento de martelo, lançamento de disco e arremesso do peso.

As competições, regras e atividades internacionais de Atletismo são organizadas pela World Athletics (WA). Já no Brasil, as competições de Atletismo são organizadas pela Confederação Brasileira de Atletismo.

Por ser praticado a partir de movimentos naturais do ser humano, como o correr, o saltar, o lançar e o arremessar; o Atletismo pode ser considerado o esporte base para as demais modalidades esportivas, sendo indicado para as primeiras fases de desenvolvimento dos trabalhos de educação física nas escolas.  

Por tais características, evidencia-se a contribuição desse esporte, em função de suas ações motoras estarem presentes em diversas modalidades esportivas, contribuindo para a difusão esportiva em âmbito global e fortalecendo a relação do Atletismo como esporte de base.  

Atualmente, o Atletismo é considerado um dos esportes que mais traz medalhas olímpicas para o país, sendo capaz de agregar pessoas de diferentes etnias para a realização do esporte-espetáculo, só perdendo para o futebol em número de público.  

Logo, o treinamento de atletismo é uma ótima ferramenta para o professor desenvolver em seus alunos as capacidades físicas básicas como velocidade, resistência e força, pois são de grande importância tanto para essa modalidade como para os demais esportes.