Aguarde...
ON Run

onrun

Correr com fone de ouvido é perigoso?

Veja quais cuidados você deve tomar ao correr com fones de ouvido

| ON Run

Correr com fone de ouvido é perigoso? Crédito: EPTV - Corrida Integração
Realizar a atividade física, em especial a corrida, com auxílio da música tem sido uma rotina cada vez mais comum. Essa prática veio das academias que tinham as aulas de rpm e spinning com auxílio da música e, em alguns casos, a música ditava o pace das pedaladas. Essa nova estratégia motivacional e pedagógica, começou a ser utilizada na corrida na esteira, ainda dentro da academia, chegando na corrida de rua. Os praticantes escutam música nos treinos nas ruas, parques, zona rural e até nos dias de provas.  

Em algumas provas nos Estados Unidos e na Europa já há orientações para os participantes não utilizarem fones de ouvido. 

Mas como tudo na vida precisa de moderação, é necessário analisar os prós e contras para entender como usufruir dos benefícios dessa estratégia em treinos ou em provas, uma vez que o recomendado é que no grande dia você realize apenas o que fez nos treinos.  

Pensando na segurança, um dos melhores e mais importante dos sentidos é a audição, ela nos deixa em alerta e nos protege com muita eficiência de possíveis riscos do cotidiano, principalmente durante os  treinos na rua.  

Oriento sempre os alunos(a) a correrem na rua sem o uso dos fones de ouvido, por ter acompanhado alguns acidentes, em especial entre ciclistas e corredores que normalmente utilizam e ficam muito próximos de vias movimentadas para realizarem suas atividades físicas.  

Quando corremos nossa visão nos protege de tudo que está em nossa frente, ou seja, de tudo que conseguimos visualizar, e a audição nos protege de tudo que não conseguimos ver, mas podemos escutar, por exemplo: um grito de um ciclista, a buzina de um carro, a sirene de uma ambulância mesmo que o sinal de pedestre esteja verde para você e a aproximação de uma pessoa mal intencionada. A audição nos ajuda a ver, no caso a ouvir, o que os olhos não veem e a maioria dos acidentes com corredores estão relacionados a isso.  

Por isso, minha recomendação para aqueles atletas que não conseguem correr sem a música ou já criou o hábito, é que treine em parques, onde o risco é menor. Se for para rua, utilize espaços em dias e horários onde o trânsito fica interditado e use o fone em apenas uma das orelhas, isso diminui muito a possibilidade de um possível acidente durante seus treinos.  

Um forte abraço boa música e bons treinos a todos!


Mais do ACidade ON