Aguarde...
ON Run

onrun

Curiosidades e acontecimentos históricos sobre a corrida de rua

Confira algumas curiosidades e acontecimentos históricos sobre a corrida de rua

| ON Run

Curiosidades e acontecimentos históricos sobre a corrida de rua Foto: Divulgação
De tanto observar a quantidade de pessoas de várias idades e biótipos realizando a caminhada e a corrida de rua, você não resistiu e resolveu começar?   

Pensando nisso, selecionamos abaixo algumas curiosidades e acontecimentos históricos sobre a corrida de rua para te ajudar a entender um pouco mais sobre essa apaixonante prova que compõem a modalidade do atletismo.   


Uma das formas de nos manter firmes e mais assíduos aos treinos é conhecendo um pouco mais sobre a modalidade ou tipo de atividade física que estamos praticando, afinal ler também é um exercício.

Curiosidades
O desenvolvimento da coordenação motora é pouco divulgado pelos programas esportivos, porém é importantíssimo para o desenvolvimento humano, assim como para o futuro atleta.

Com duas medalhas de ouro olímpicas e três pan-americanas no salto triplo, Adhemar Ferreira da Silva pode ser considerado o maior nome brasileiro do atletismo em toda a história. Suas duas medalhas olímpicas renderam-lhe homenagens do São Paulo Futebol Clube, onde treinava na época. Foram incluídas duas estrelas amarelas no escudo do time em homenagem aos feitos do triplista.

Em Berlim, em 1936, Adolf Hitler fez uso dos Jogos Olímpicos como forma de propaganda do regime nazista e pensava em fazer do atletismo sua grande bandeira. No entanto, na presença do próprio Hitler, o afro-estadunidense Jesse Owens ganhou quatro medalhas de ouro e tornou-se o primeiro homem a vencer os 100 metros os 200 metros, o salto em distância e o revezamento 4 x 100 metros na mesma Olimpíada.

Pouco divulgadas pelos programas esportivos, o trabalho para desenvolvimento da coordenação motora é essencial para o desenvolvimento do ser humano e do futuro atleta.

Histórico
A melhora nos resultados dos atletas em grandes competições é consequência do aperfeiçoamento utilizado, da qualidade do treinamento, dos métodos e meios utilizados da coordenação motora e da técnica desenvolvida.

A WA (IAAF) foi criada em 1912, durante os Jogos Olímpicos de Estocolmo, na Suécia. O Brasil está filiado à entidade desde 1914, primeiramente por intermédio da antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que naquela época dirigia quase a totalidade das modalidades esportivas nacionais. O atletismo, porém, foi retirado da CBD oficialmente no dia 2 de dezembro de 1977, quando foi criada, no Rio de Janeiro, a CBAt. Em 1994, por decisão da assembleia-geral, a sede foi transferida para Manaus e hoje está situada na cidade de Bragança Paulista -SP.

O ideal olímpico representado pela máxima "o importante não é vencer, é participar" foi defendido pela primeira vez em 1908 pelo bispo da Pensilvânia, durante um sermão aos atletas que disputaram as Olimpíadas de Londres.

Mais do ACidade ON