Publicidade

onrun

Principais órgãos e sistemas do corpo humano que são exercitados com a corrida de rua. Parte 1.

Conheça quais são os principais órgãos e sistemas do corpo humano influenciados pela corrida de rua

| ON Run -

Principais órgãos e sistemas do corpo humano que são exercitados com a corrida de rua. Parte 1. Foto: PublicDomainPictures / Pixabay

De tanto observar a quantidade de pessoas de várias idades e biótipos realizando a caminhada e a corrida de rua você não resistiu e resolveu começar?  

Pensando nisso, selecionamos abaixo alguns assuntos sobre os principais órgãos e sistemas do corpo humano que tem uma relação direta com a prática da corrida de rua. A prática de qualquer atividade física aciona todos os órgãos do nosso corpo, mas a ideia é focar, de uma maneira simples e didática, no funcionamento de alguns deles para um melhor entendimento de como são maravilhosas as adaptações nos mesmos.  

Com isso, fica mais fácil entender o que está acontecendo e como seu corpo reage quando você inicia a prática da caminhada e da corrida de rua.  

Uma das formas de nos manter firmes ou mais assíduos aos treinos é conhecendo o que acontece em nosso corpo quando praticamos uma atividade física, no nosso caso, a caminhada e a corrida. Afinal, ler também é um exercício.
O músculo cardíaco (Coração)  

Cada lado do coração possui duas câmaras, uma onde o sangue se acumula quando chega das veias (sangue venoso) e outra que se contrai para bombear o sangue rico em nutrientes pelas artérias (sangue arterial).
O Sangue  

É o líquido que circula pelo corpo. Ele leva oxigênio e nutrientes para as células e retira o dióxido de carbono embora. Contém anticorpos, que combatem as infecções, mantém o corpo aquecido e distribui as substâncias químicas. É composto de células vermelhas, células brancas e plaquetas, tudo num líquido chamado plasma. O plasma é composto 90% de água. Observação: O sangue é composto de células vermelhas, células brancas e plaquetas, tudo concentrado num líquido chamado plasma. O plasma é composto 90% de água, porém traz centenas de outras substâncias, incluindo nutrientes e hormônios.  

A circulação sanguínea
A circulação sanguínea é dividida em duas partes: Pulmonar e Sistêmica.
Circulação pulmonar: conduz o sangue pobre em oxigênio para o lado direito do coração, para que os pulmões peguem mais oxigênio. Depois ele volta como sangue rico em oxigênio para o lado esquerdo do coração.
Circulação sistêmica: conduz sangue rico em oxigênio, do lado esquerdo do coração, para todo o organismo, retornando como sangue pobre em oxigênio para o lado direito do coração.
Observação: Leva menos de 90 segundos para o sangue circular através dos aproximados 10.000 km. De vasos sanguíneos em todo o corpo.
As artérias
As artérias coronárias nutrem o coração de sangue e se ficarem bloqueadas o coração não terá sangue suficiente e para (infarto).
Observação: O sangue deixa o coração através de uma grande válvula, chamada aorta. O que somos fisicamente depende da nossa herança genética (herdamos de nossos pais e avós), como a altura, cor dos olhos e cabelos, etc. Cada um precisa gostar de seu corpo e saber cuidar dele com amor e respeito.
As Veias
As veias são tubos menores que levam sangue para os pulmões e para o corpo, a grande maioria das veias levam o sangue "usado", pobre em oxigênio, de volta ao coração, que irá para os pulmões e receberá oxigênio. Observação: As duas maiores veias do corpo são a cava superior e a inferior, que levam sangue para o coração.
Os Capilares
São os menores vasos sanguíneos. O sangue passa oxigênio, nutrição e dejetos para cada célula, através dos capilares. Os capilares permitem que mais sangue alcance a superfície quando estamos quentes e menos sangue alcance a superfície quando estamos frios, para guardar o calor.
O trabalho realizado pelos músculos de um atleta gera muito calor e o organismo tenta perder esse calor, abrindo os capilares da pele.
Observação: O sangue passa das artérias para as veias através de tubinhos fininhos, chamados capilares.
Os Pulmões
Os pulmões são um par de órgãos esponjosos, dentro da caixa torácica. Quando inspiramos, o ar passa pelo nariz ou boca, desce até a traquéia, vias aéreas e chega aos pulmões.
As duas maiores vias aéreas são os brônquios. Eles se ramificam até os bronquíolos.  

O sistema respiratório
É o sistema que conduz oxigênio para o corpo e remove o dióxido de carbono. O oxigênio é levado até os pulmões e para as células sanguíneas. O dióxido de carbono que restou, retorna através do sangue para os pulmões, para ser expirado. 

O sistema respiratório inclui os pulmões e as vias aéreas. As vias aéreas permitem a passagem do ar para dentro e para fora do nariz e dos pulmões durante a respiração.  

As vias aéreas são:
- superior: nariz, garganta, faringe e laringe;
- inferior: traquéia, suas ramificações e vias aéreas dos pulmões;  

Observação: O diafragma é um músculo situado abaixo do peito. Ele trabalha juntamente com os músculos intercostais para promover a respiração.

Mais notícias


Publicidade