Aguarde...
ON Run

onrun

Parte 5: Principais órgãos e sistemas do corpo humano que são exercitados com a corrida de rua

Conheça quais são os principais órgãos e sistemas do corpo humano influenciados pela corrida de rua

| ON Run

Principais órgãos e sistemas do corpo humano que são exercitados com a corrida de rua. Crédito/Foto: PublicDomainPictures / Pixabay
De tanto observar a quantidade de pessoas de várias idades e biótipos realizando a caminhada e a corrida de rua, você não resistiu e resolveu começar?   

Pensando nisso, selecionamos abaixo alguns assuntos sobre os principais órgãos e sistemas do corpo humano que tem uma relação direta com a prática da corrida de rua. A prática de qualquer atividade física aciona todos os órgãos do nosso corpo, mas a ideia é focar, de uma maneira simples e didática, no funcionamento de alguns deles para um melhor entendimento de como são maravilhosas as adaptações nos mesmos.  

Com isso, fica mais fácil entender o que está acontecendo e como seu corpo reage quando você inicia a caminhada e a corrida de rua.  

Uma das formas de nos manter firmes ou mais assíduos aos treinos é conhecendo o que acontece em nosso corpo quando praticamos uma atividade física, no nosso caso, a caminhada e a corrida, afinal ler também é um exercício.

O Sistema Digestório
O sistema digestório é onde o alimento é processado para fornecer a energia que o organismo precisa.
O alimento passa através do trato digestivo e é fragmentado por enzimas em forma de nutrientes, que serão absorvidas pelo corpo.
Observação: Os alimentos devem ser bem mastigados, para que ao serem engolidos já estejam picados de forma que possam ser fragmentados

O Estômago
O estômago é uma bolsa muscular que quebra o alimento com o auxílio de substâncias chamadas suco gástrico.  

Quando vazio, o estômago tem cerca de 0,5 l., mas uma boa refeição poderá ter até 4 litros. O estômago funciona como uma bolsa que guarda os alimentos, que serão digeridos por horas. O alimento semi digerido que deixa o estômago é chamado de quimo, que passa para o intestino delgado (um tubo de 6 m.), onde é degradado em moléculas que são absorvidas através das paredes intestinais, passando para o sangue.
O alimento que não pode ser digerido passa para o intestino grosso, formando as fezes.

A Alimentação ou Dieta
Dieta é o que se come. Uma boa dieta inclui uma quantidade diária.
Como anda a sua alimentação: Verifique se na dieta alimentar que você montou constam os alimentos abaixo:
Proteínas = carnes e peixe;
Carboidratos = pães, arroz, batata;
Vitaminas = legumes, vegetais, frutas;
Minerais = cada mineral está presente em alimentos já dos outros grupos;
Fibras= cereais, arroz, soja, gergelim;
Água 

Observação: A alimentação de um atleta precisa ter diariamente um pouco de tudo: (proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais, fibras, água) e dependendo das provas a serem desenvolvidas, deverá ser mais reforçada em algumas substâncias. 

Para cada tipo de treinamento a ser realizada é mais favorável que o atleta reforce sua alimentação nas proteínas, carboidratos, gorduras, etc.


Mais do ACidade ON