
E se nos alimentamos 3, 4, 5 vezes ao dia, mas corremos 3 a 4x por semana a conta não fecha, por isso a reeducação alimentar, quando a referência é o peso corporal, acaba sendo mais eficiente.
Mas ao praticar a corrida, nosso corpo estimula mais de 17 mil moléculas que são acionadas para suprir as necessidades através de processos biológicos, passando por vias metabólicas, sistemas aeróbios e anaeróbios de produção de energia, proteínas, enzimas, processos oxidativos, inflamatórios e regenerativos, entre outros. Logo, se você estiver pensando na corrida de modo global além do peso corporal, apresento abaixo alguns benefícios que vão muito muito além da perda de peso:
1. Diminui o estresse
Quando corremos sensibilizamos alguns hormônios, principalmente um neurotransmissor chamado serotonina, que é um maestro e tem a função de controlar as emoções, humor, influenciar as habilidades motoras e de trabalho, no processo digestivo e fluxo sanguíneo.
2. Aumenta a capacidade cardiovascular.
A prática regular da corrida de rua melhora o condicionamento do músculo cardíaco, fortalecendo e principalmente gerando adaptações importantes, entre elas a capilarização.
3. Diminui os níveis de colesterol.
Auxilia na melhora dos marcadores bioquímicos do sangue, entre eles o colesterol que é utilizado como energia, diminuindo assim a sua concentração na corrente sanguínea e consequentemente o acúmulo na parede das artérias.
4.Auxilia na perda de peso.
Uma das principais fontes de energia para as atividades aeróbias, em especial a corrida, são os ácidos graxos, moléculas de gordura rica em energia, mas que em quantidade elevada no corpo traz alguns agravos para a saúde das pessoas.
5. Aumenta a disposição física
Dificilmente você encontrará um corredor ou praticante de atividade física cansado, se comparado a um sedentário. Observe em seu ciclo social, como por exemplo na empresa: quem faz uma atividade física está sempre mais disposto a ajudar, pegar um café, a xerox, organizar um evento, mobilizar os colegas para fazer um trabalho voluntário, e claro, participar de uma corridinha no domingo ou um treino às 6 da manhã.
6. Reduz os sintomas da depressão e ansiedade.
Um dos responsáveis pelo possível aumento e maior incidência dos casos de depressão é a pouca sensibilização da serotonina. A corrida consegue fazer com que a sensibilização desse neurotransmissor aumente na corrente sanguínea, dando a sensação de bem-estar, minimizando os efeitos da depressão.