Aguarde...
ON Run

onrun

Máscara para corrida: confira quais são os melhores modelos

O uso de máscara ainda é obrigatório, mas muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre qual é o melhor modelo para prática de atividade física. Confira as sugestões que separamos

| ON Run

 

Máscara para corrida: confira quais são os melhores modelos (Foto: Hank Williams \ Pixabay)

Nesse período, além dos desafios para entender qual será o novo normal, precisamos pensar como será o retorno aos treinos. Entre muitas dúvidas e perguntas com poucas respostas, tentaremos responder, esclarecendo alguns pontos para ajudar na sua decisão de correr usando máscara.  

Muitas pessoas têm dúvida sobre o uso da máscara, em especial, sobre a dificuldade de respirar durante os treinos de corrida.  

A resposta, primeiramente, é que devemos seguir as orientações dos órgãos de saúde sobre o uso da máscara e locais permitidos para a realização dos treinos, se for o caso do seu município. O distanciamento social e o uso da máscara é o que temos de mais eficiente, até o momento, no combate ao vírus.  

Veja quais os dois melhores modelos para realizar suas atividades físicas.  

1 - Máscara Knit com filtro removível
A máscara desenvolvida pela Fiber possui tecnologia 3D knit, a mesma utilizada nas máscaras N95 e PFF2, sendo capaz de garantir proteção em dois sentidos, através do filtro de ar que bloqueia pelo menos 95% das partículas em suspensão e ajuda na proteção contra a transmissão aérea de doenças, como o coronavírus, por exemplo.  

Ela é 100% lavável, sustentável e produzida sem geração de resíduo, possuindo um sistema de troca econômica com refil. Para garantir o conforto e liberdade ao movimento, ela possui uma tira única com elastano e alça regulável.  

2 Máscara Vírus Bac-Off da Lupo
Foi desenvolvida para combater com eficiência a proliferação de bactérias e a transmissão de vírus, por conter um agente antiviral e antibacteriano inserido na matriz polimétrica do fio, oferecendo proteção, conforto e bem estar durante toda vida útil da peça.  

O uso da máscara na corrida
Para entendermos melhor essa dificuldade sobre a respiração e o uso da máscara, é preciso saber que somos seres aeróbio e necessitamos do oxigênio para sobreviver. Com a prática de atividade física, conseguimos gerar algumas adaptações em nosso organismo, especialmente nas enzimas que ajudam a remover a acidez do músculo e células responsáveis pelo transporte de oxigênio, que é transformado em energia.  

Toda vez que respiramos enchemos nosso pulmão de ar composto por vários gases, entre eles o oxigênio, que é utilizado pelo nosso corpo como fonte de energia, e ao esvaziar nosso pulmão jogamos para fora os gases que não tem função em nosso organismo, em especial o CO2. Pensando nisso o ideal é correr ao ar livre evitar fazer treinos muito longo usando a máscara uma vez que esse ar rico em CO2 possivelmente retornará ao seu pulmão e ficará durante longos períodos de treino, podendo contribuir negativamente para sua saúde.  

Outro fator muito importante é que a atividade física ajuda na defesa do organismo, fortalecendo nosso sistema imunológico que ajuda a combater as possíveis infecções, nesse momento a provocada pelo covid-19.

Vale destacar que em alguns países é permitido, mesmo no período de quarentena, que as pessoas realizem 1h de atividade física ao ar livre. Essa permissão se dá em função dos benefícios para saúde citados acima.  

Outro ponto é que um estudo observacional apontou que 34% das pessoas fisicamente ativas, que foram contaminadas pela covid-19 e foram entrevistadas na pesquisa, se recuperaram com mais rapidez, não sendo necessário períodos longo de internação.  

Muitos corredores(as) perderam boa parte dessa adaptação em função do tempo parado, juntando com o uso da máscara, que forma uma barreira e diminui o fluxo de oxigênio, fazendo com que o corredor canse muito antes do previsto. Em alguns casos, podem ocorrer mal-estar e possíveis acidentes, em função do baixo nível de oxigênio que chega para suprir as necessidades do organismo. 

Como a segurança deve sempre estar no lugar mais alto do pódio, recomendo sempre que façam o uso da máscara e diminuam o ritmo de treino, intercalando com pequenas caminhadas. É importante sempre respeitar seu nível de condicionamento físico atual, pois não faz sentido correr em intensidades altas nesse momento, uma vez que não temos eventos previstos, além do momento não ser o mais recomendado para a utilização do sistema de saúde, em caso de um possível acidente.

Mais do ACidade ON