Aguarde...
ON Run

onrun

Confira como fazer corrida de trilhas e montanhas de forma segura

As corridas na natureza requerem alguns cuidados extra. Confira as dicas que separamos sobre corrida de trilhas e montanhas

| ON Run

Confira como fazer corrida de trilhas e montanhas de forma segura. Crédito: Divulgação/canva
A corrida é uma das práticas mais democráticas que existe, todas as classes sociais, credos, gêneros e biótipos dos mais diferentes possíveis se encontram nessa modalidade esportiva. Você pode correr sozinho com um amigo, com um grupo, na rua, nos parques e até na academia quando, por exemplo, você ficar até tarde em uma reunião ou estiver em um lugar desconhecido e por segurança poderá realizar na esteira da academia do hotel. 

Junte isso a possibilidade de participar dos principais eventos internacionais da modalidade. Em Paris 2024, a maratona olímpica terá pela primeira vez na sua história a participação dos amadores. Poderemos participar de uma maratona olímpica e também outras provas no brasil e no mundo, junto com os melhores atletas.

Mas a corrida saiu dos lugares mais prováveis e tem ganhado cada vez mais adeptos em outros terrenos, entre eles as trilhas e montanhas. Nesse tipo de prova a pegada é outra, o contato com a natureza é o foco principal dos participantes.

Destacamos abaixo os dois principais tipos de corrida com foco na natureza realizadas no brasil e no mundo:

Corrida de montanha:  



Esse tipo de corrida é realizado em montanhas, em meio a natureza, e é muito comum em outros países. Para ser considerado uma corrida de montanha o evento deve ter uma altimetria mínima, podendo ter ou não obstáculos naturais, variando sua distância de acordo com o nível do mar e estipulada pela confederação.

A corrida em montanha já está bem estruturada, existindo hoje os campeonatos estaduais, nacionais e internacionais da modalidade, além de várias provas com a participação dos amadores sendo realizadas durante o ano em algumas regiões do Brasil.

Corrida Trail Run:

Diferente da corrida de montanha, embora seja realizada também em meio a natureza com trilhas e desafios parecidos, ela também é realizada em bosques e até praias.

O percurso permite uma corrida mais intensa e exige um treinamento especifico, podendo variar de iniciantes, com 5 km, até atletas mais experientes, com distancias de mais de 50 km.

Diferente da corrida de rua, o objetivo aqui é terminar o percurso sem se machucar e poder contemplar a natureza!  



O Treino: O ideal é acrescentar em seu planejamento algumas sessões de treino que simule os desafios que você encontrará nas corridas de montanha.

Dicas de segurança: É importante conhecer o percurso, ter cuidado na parte inicial da prova, onde costuma ter um número grande de participantes, e em alguns pontos nas trilhas estreitas, pois em alguns lugares só passa uma pessoa por vez.
Quando for treinar lembre-se sempre de levar um amigo ou ir em grupo, isso ajuda a se sentir mais seguro e caso tenha algum contratempo, terá alguém para te ajudar.

Bons treinos a todos e lembrem-se, corrida não é só correr!

Mais do ACidade ON