Aguarde...
ON Run

onrun

Engenheiro civil revela como perdeu 40 kg em menos de 2 anos

João Felipe chegou a pesar 126 kg, apresentando problemas de saúde e obesidade mórbida. A única solução dada pelo médico seria a cirurgia bariátrica, mas ele foi além e conseguiu perder 40 kg em menos de 2 anos sem nenhum método invasivo

| Especial para ON Run

Engenheiro civil revela como emagreceu naturalmente, perdendo 40 kg em menos de 2 anos e superando a obesidade mórbida. Crédito: Arquivo pessoal/ONRun
 A corrida de rua mudou totalmente a história de vida do engenheiro civil, João Felipe Martin Meca, de 37 anos. O ano era 2018, quando encorajado por sua esposa, Natália Meca, resolveu fazer o exame de polissonografia, um exame que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral durante o sono. Os resultados não foram satisfatórios e revelaram uma apnéia do sono além do tolerável. 


O médico foi enfático em avisar que caso ele não realizasse a cirurgia bariátrica, iria morrer antes dos 40 anos. "Eu fiquei em choque e bastante chateado, primeiro porque o médico não me deu outra solução além da cirurgia bariátrica, pois disse que eu não teria força de vontade para perder peso através da alimentação e atividade física; segundo porque na época eu tinha 35 anos e um filho de 1 ano, então foi muito difícil ouvir aquilo", contou o engenheiro civil que na época pesava 126 kg e possuía obesidade mórbida.

João Felipe não queria ter que enfrentar uma cirurgia bariátrica, principalmente porque sabia que ela por si só não iria resolver seu problema, pois de qualquer forma teria que adotar hábitos de vida mais saudáveis. "Pesquisei quais acompanhamentos profissionais um paciente pós-bariátrico precisava fazer e fui atrás desses profissionais, mas sem fazer a cirurgia. Iniciei com um educador físico, psicóloga, nutricionista e uma coach de qualidade de vida, além do apoio incondional da minha esposa", relatou Meca.

O engenheiro civil em 2018, antes de iniciar o acompanhamento profissional e as atividades físicas. Crédito: Arquivo pessoal
Junto com a coach e o nutricionista, desenvolveu um plano para atingir suas metas de perda de peso. Em Janeiro de 2019, seu plano era voltar a correr, pois já havia participado de alguma provas de corrida antes. O objetivo era começar correndo 5 km e terminar o ano percorrendo os 10 km, mas acabou evoluindo mais do que esperava. Em julho do mesmo ano participou de um programa de incentivo da academia em que treinava, correu 10 km em 52 minutos e ficou em 1 lugar. O corredor, movido por desafios, aumentou sua meta que agora seria correr 10 km abaixo dos 50 minutos, progredindo para os 12 km e assim por diante.

João Felipe participando da Volta Internacional da Pampulha, 2019, onde completou os 18 km. Crédito: Arquivo pessoal.
O prêmio da academia de primeiro colocado era uma planilha de 6 meses de treino e, ao final desse período, ele resolveu participar de uma meia maratona, que ocorreria em fevereiro de 2020. Nesse meio tempo ele participou da Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte, completando os 18 km; e da Corrida Internacional de São silvestre, em São Paulo. "A corrida me trouxe uma qualidade de vida maravilhosa. Corri a meia maratona em menos de 1h e 45min, um tempo extraordinário para mim que só havia começado a treinar a mais ou menos 1 ano", contou.

Participação na Corrida Internacional de São Silvestre, 2019. Crédito: Arquivo pessoal.
Sua meta para esse ano era correr 4 meias maratonas, mas com a chegada da pandemia, foi necessário cumprir rigorosamente a quarentena, principalmente porque sua esposa estava grávida. Mas mesmo assim não deixou de treinar todos os dias na academia que tem em casa. Além disso, com a flexibilização da quarentena, retomou seus objetivos, correndo recentemente a terceira meia maratona do ano. "Apesar das duas últimas não terem sido provas oficiais, fiz com toda dedicação e esforço. A minha última prova será em dezembro, para cumprir as metas do ano", diz o corredor, que agora pode acompanhar tranquilo o crescimento dos seus dois filhos, Joaquim de 3 anos e Isabela de 6 meses.

João Felipe Meca na meia maratona de Miami, em fevereiro de 2020, acompanhado de sua esposa Natália. Crédito: Arquivo pessoal.
Ao todo, João Felipe perdeu 40 kg sem nenhum tipo de cirurgia, através dos treinos, alimentação saudável e acompanhamento profissional, contrariando as expectativas médicas e mostrando que tem muita força de vontade para conquistar hábitos de vida cada vez mais saudáveis.

Mais do ACidade ON