Aguarde...
ON Run

onrun

O que são e qual a função dos minerais?

Entenda o conceito e a função dos sais minerais no nosso corpo

| Especial para ON Run

O que são e qual a função dos minerais? Crédito: Divulgação Canva
Os minerais são substâncias inorgânicas, encontrados na natureza e são essenciais para o funcionamento do nosso corpo, para mantermos a saúde. Eles formam as estruturas de células, tecidos e órgãos, atuam na manutenção de fluídos corporais e participam dos sistemas enzimáticos e hormonais. Sua classificação é feita de acordo com a demanda, os mais utilizados pelo nosso corpo são os macrominerais, os menos utilizados são os microminerais.   


Os macrominerais são: cálcio, cloro, enxofre, fósforo, potássio, magnésio e sódio. Têm funções como formação de ossos, regulação de fluidos corporais e secreções digestivas.  

Os microminerais são: cobre, ferro, flúor, iodo, manganês, molibdênio, selênio, silício e zinco e suas funções são relacionadas as reações bioquímicas, sistema imune e antioxidante.
O cálcio tem como principal função a formação de ossos, portanto sua deficiência pode causar osteoporose e seu excesso, pedras nos rins. Ele pode ser encontrado em leites e derivados, peixes, gema de ovo e hortaliças verde escuras, feijão e gergelim.  

O ferro, por sua vez, tem grande participação no transporte de oxigênio, sua carência causa anemia e suas fontes são: carnes vermelhas e vegetais como espinafre.  

O magnésio participa do metabolismo da energia e no músculo é fundamental para a contração e relaxamento, sua carência e excesso podem causar sintomas como fraqueza, náusea e vomito. Como fontes desse mineral temos a banana e o feijão.  

O sódio é responsável pela manutenção da pressão sanguínea, sua deficiência é rara pois é facilmente encontrado nos alimentos, já seu excesso causa pressão alta e sua principal fonte é o sal de cozinha.  

O selênio tem função antioxidante, combatendo os radicais livres, substâncias que podem causar danos ao nosso organismo. Sua falta está ligada a fraqueza muscular e riscos aumentados de doenças como câncer e diabetes tipo 2. Seu excesso pode gerar queda de cabelo, unhas quebradiças e distúrbios gastrintestinais, sendo a castanha do Pará a sua principal fonte.  

Todos os minerais, sejam os de menor ou maior necessidade, podem ser prejudiciais se consumidos em excesso ou se estiverem em falta, por conta disso é importante buscar orientação com um nutricionista para ajustar as suas necessidades de cada um deles.