
Pessoas que passam por volta de 10 horas e meia por dia em condições sedentárias possuem maiores chances de desenvolver problemas de saúde e morte precoce. Por isso, o recomendado é que os indivíduos que atualmente precisam passar muito tempo sedentários devido ao trabalho e deslocamento em transporte, devem ter como objetivo atingir o nível superior recomendado de 150300 min de atividade física de intensidade moderada a vigorosa por semana.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como intensidade moderada entende-se uma atividade que queime de três a seis vezes mais energia por minuto do que quando se está em repouso, o que pode ser uma caminhada rápida ou uma atividade do dia a dia como cortar a grama. Já atividades vigorosas são aquelas em que se gasta mais de seis vezes energia do que quando se está em repouso, podendo ser atividades como andar de bicicleta ou jogar tênis.
O ideal, segundo as diretrizes divulgadas pela OMS, é que adultos realizem de 150-300 minutos por semana de atividade de intensidade moderada, ou 75 a 100 minutos de atividade de intensidade vigorosa, de preferência aeróbica. Para crianças e adolescentes, o recomendado são 60 minutos por dia de atividades de intensidade moderada a vigorosa.
Para ler o estudo completo clique aqui.