Aguarde...
ON Run

onrun

Você sabia que treinos intensos podem afetar a imunidade?

Estudos mostram que há um momento maior de fragilidade na imunidade de corredores de maratona

| ON Run

     

Você sabia que treinos intensos podem afetar a imunidade? Crédito: Tião Moreira
É muito comum relacionar a atividade física com a saúde. Muitas pessoas que querem melhorar seu estilo de vida procuram realizar alguma atividade física. Já existem algumas pesquisas relacionando a prática de exercícios com a longevidade e bem-estar, como já divulgado aqui em nosso site.

Mas, no nosso caso, a pratica da corrida de rua só faz bem? Podemos correr, correr e todos os nossos agravos a saúde estão resolvidos? Será que correr por longos períodos, em especial nos treinos para maratona e uma maratona, requer alguns cuidados para evitar algum agravo a nossa saúde?  


Pensando nisso, encontramos um artigo que fala sobre a janela aberta ou momento de maior fragilidade do sistema imunológico, que pode durar de 3 a 72 horas, é nesse momento que vírus ou bactérias podem se aproveitar e comprometer a saúde dos corredores, é comum os corredores que treinam para maratona, relatarem a incidência gripes ou mesmo resfriados após um treino muito longo ou mesmo após a realização de uma maratona onde o esforço e muito intenso e prolongado.  

De todos os meios disponíveis e conhecidos até o momento para ajudar o maratonista, a orientação nutricional, em especial o uso das bebidas à base de carboidratos, se mostrou uma das formas mais eficientes para ajudar os maratonistas a diminuírem e até evitar que esse momento de fragilidade imunológica aconteça.
Você que gosta de treinar e participar das maratonas ou mesmo realizar treinos longos certamente não pode negligenciar o suporte e orientação de um nutricionista.  

A maratona é para poucos, a maratona requer muita disciplina e dedicação, a maratona é mais que uma corrida, é uma aula de história, é reverência aos grandes atletas!  

Pratique saúde, invista em você e realize atividades físicas com regularmente.
Um forte abraço e bons treinos.  

Gostou do nosso texto? Quer saber mais leia o artigo na integra. Clique aqui. 
Quer conhecer a história da maratona? clique aqui