Aguarde...
ON Run

onrun

Japonês é o primeiro atleta não africano a correr sub 2h05 na maratona

O japonês Kengo Suzuki realizou o feito histórico neste último domingo (28), na Maratona no Japão

| ON Run

   

Japonês é o primeiro atleta não africano a correr sub 2h05 na maratona. Foto: Divulgação/World Athletics
Seguindo todos os protocolos de segurança que o momento pede, foi realizado nesse domingo (28) uma das mais tradicionais e pioneira Maratona do Japão, que teve o japonês Kengo Suzuki como o grande campeão, se tornando o único não africano a correr a distância em menos de 2h05.   

O norte americano Ryan Hall, fez 2h04min58 na Maratona de Boston (abril/2011), onde ficou em quarto lugar Obs: a prova não é reconhecida para fins de recorde em função da altimetria. 

Mas os ótimos resultados não param por aí, tivemos 42 atletas correndo sub 2h10 minutos, 15 atletas sub 2h08 e 5 atletas sub 2h07. Assim como na maratona de Valência, os resultados dos atletas estão melhorando consideravelmente. Uma das observações para esses bons resultados pode ser em função de ter poucas provas e com isso os atletas acabam se encontrando em um mesmo avento. Além disso, o uso dos tênis com a placa de carbono que tem auxiliado na melhora do desempenho dos atletas, vale destacar que essa segunda informação não tira o mérito dos atletas, mas contribuiu na performance. Essas façanhas aconteceram no último domingo na maratona do Lago Biwa.  

Kengo Suzuki percorreu a maratona (42,195m) em 2h04m56 e batendo o recorde japonês, que era de Suguru Osako com (2h05m29). O mais espetacular é que Kengo melhorou seu recorde pessoal em mais de 5 minutos, seu melhor resultado era 2h10m21 na distância.

A primeira Maratona do Japão
A primeira maratona foi realizada no Japão em 1909. Os jornais Mainichi em seus artigos haviam apresentado corridas que haviam sido realizadas na Europa e na América. Então, em 21 de março, eles sediaram uma corrida que seria a primeira maratona realizada no Japão. O curso se estendia de Kobe a Osaka.
Em 1912, o Japão enviou um corredor de maratona para os Jogos Olímpicos de Estocolmo e isso consolidou a popularidade da maratona no Japão.

História da maratona do Lago Biwa Mainichi
Em 1946, logo após o fim da guerra, uma corrida foi realizada na esperança de encorajar o povo japonês a reconstruir a nação. Os jornais Mainichi e a Associação Japonesa de Federação de Atletismo organizaram a Maratona de Mainichi, realizada em 20 de outubro de 1946. Sessenta e três atletas participaram da corrida em um percurso estabelecido em Osaka. Desde então, a corrida tem sido realizada anualmente e tem servido constantemente como um evento de qualificação para grandes campeonatos, como os Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais de Atletismo, Jogos Universitários Mundiais e Jogos Asiáticos.
Quer ver os resultados da maratona? Clique aqui.
Quer ler o texto sobre a maratona de Valência? Clique aqui.
Quer saber como está a preparação dos maratonistas brasileiros: Clique aqui.