Publicidade

onrun

Conheça o treinador bauruense que ajuda a transformar a vida de jovens carentes

Neto Gonçalves, de 39 anos, cresceu dentro do esporte. Seguindo os passos do avô, ele faz a diferença na vida de muitos jovens

| Especial para o ON Run -

     

Conheça o treinado bauruense que ajuda a transformar a vida de jovens carentes. Crédito: Arquivo pessoal.
 Vendo os exemplos na família, Neto Gonçalves, de 39 anos, passou a se dedicar a fazer a diferença na vida de muitos jovens . Desde que se lembra, ele acompanhava seu avô que trabalhava com diversos esportes: atletismo, futebol e basquete. Suas primeiras recordações são com ele, o acompanhando nos jogos de futebol e treinos de atletismo. Além disso, seu tio também é educador físico e trabalhou em um clube de futebol e com atletismo.

Ele conta que quando era adolescente jogava futebol e praticava corrida de rua, mas não chegou a se tornar um atleta profissional, foi se dedicar a outras coisas. "Depois que me formei na faculdade de educação física, fui fazer cursos para trabalhar com atletismo. Fiz o curso de treinador nível 1 e no ano seguinte, assumi como treinador de atletismo na Associação Bauruense de Desportos Aquáticos, onde meu avô é coordenador", relata Neto, que nasceu em Bauru e cresceu tendo contato com o esporte.
Equipe de atletismo da Associação Bauruense de Desportos Aquáticos. Crédito: Arquivo pessoal.

Após começar a treinar a equipe de atletismo em 2013, no ano seguinte, Gonçalves já obteve resultados com a atleta Evelin dos Passos, na Copa do Brasil de Cross Country, onde ficou em 4o lugar, sendo convocada para o campeonato Sul Americano, no Paraguai. No mesmo ano, ela foi medalha de bronze no campeonato brasileiro sub 20. Além disso, a equipe também teve outro campeão, o atleta Cleverson Junior, campeão brasileiro sub 16.

De 2014 para cá, a equipe de atletismo ABDA, já conquistou mais de 70 medalhas em campeonatos nacionais e mais de 20 em campeonatos internacionais, incluindo uma medalha de ouro que Cleverson ganhou na Turquia e uma medalha de ouro no Campeonato Sul Americano sub 20 com a atleta Jeovana Fernanda, entre outros resultados, e também a convocação de atletas para diversas provas.

Treinador Neto Gonçalves passando alguns direcionamentos para atleta. Crédito: Arquivo pessoal.
"Nossa equipe trabalha junto com treinadores e inclusive que já foram alunos do projeto, e uma equipe multidisciplinar", afirma o treinador. " Nesse último ano tivemos muitas dificuldades por conta da pandemia, mas mesmo assim tivemos bons resultados, como por exemplo, o Daniel Nascimento, que foi campeão da Meia Maratona Internacional e foi Campeão da Copa do Brasil Cross Country, além do título no Troféu Brasil", completa Neto, que neste meio tempo fez cursos para aumentar seu nível como treinador, sendo atualmente nível 3 de fundo e meio fundo.

O treinador também aproveitou o sucesso para se especializar no Esporte de alto rendimento e desenvolvimento esportivo pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), além de participar de alguns campings de treinamento. 



O público dessa associação é, em grande maioria, crianças carentes. "O principal objetivo é promover a interação social, tirar as crianças da rua e dar uma oportunidade de vida pra eles. Percebemos que muitos não acreditam na sua capacidade, por isso, nosso trabalho é fazer com que eles sonhem e acreditem em si mesmo, para que tenham objetivos na vida", explica Gonçalves. "Quando a gente tem um objetivo e quer conquistar, precisamos estar cercados de pessoas boas, que nos incentivam e nos motivam, mas o principal é a pessoa acreditar em si mesmo e ir atrás do seu sonho. Sempre respeitando o processo de evolução.  

A gente vê que todo mundo pode chegar longe se tiver foco e força de vontade. Vemos muitos jovens que chegam onde jamais chegariam se não fosse pelo incentivo e a oportunidade que o esporte dá e a própria força de vontade para correr atrás de seus sonhos", completa ele. 

Quer ler mais textos sobre a história dos nosso treinadores? É só clicar no nome  Edilberto Barros e Cláudio Castilho

Mais notícias


Publicidade