Publicidade

onrun

Conheça a história da primeira mulher a correr uma maratona

Na semana da mulher, conheça a história de Kathrine Switzer a primeira mulher a correr uma maratona

| ON Run -

 

Conheça a história de primeira mulher a correr uma maratona (Foto: Boston Herald / Hagen Hopkins via 261Fearless) Kathrine Switzer

Com informações Fonte: Sr. Rui Pedro Silva 

Apesar das principais instituições em prol dos direitos humanos reconhecerem a importância da mulher em vários setores da sociedade e lutar constantemente por direitos iguais entre homens e mulheres no esporte, em especial no atletismo, as mulheres enfrentaram muitas dificuldades para conseguirem seu espaço, narraremos aqui a história de uma mulher que resolveu correr uma maratona!

Vale destacar que oficialmente a primeira participação das mulheres na maratona ocorreu em 1984 nos jogos olímpicos em Los Angeles.

Mas um fato contribuiu bastante para a estreia da maratona nos jogos olímpicos que foi a participação de Kathrine Switzer na maratona de Boston, com o nº 261, A estudante de jornalismo de 19 anos tinha feito uma viagem de quatro horas de carro na véspera, juntamente com o treinador, o namorado e um colega da equipe de cross-country da universidade de Syracuse, e estava preparada para correr os mais de 42 quilômetros da prova.  


Queria derrubar os mitos e provar que as mulheres também eram capazes de correr os 42,195 quilômetros da prova. Tornou-se um ícone ao ser fotografada a ser empurrada para fora da estrada por um oficial de corrida e acabou por desempenhar um papel fundamental na introdução da maratona feminina nos Jogos Olímpicos a partir de 1984.
A ideia tinha ganhado corpo em dezembro do ano anterior durante uma enorme discussão com o treinador, Arnie Briggs. Kathrine queria correr a maratona de Boston e manifestou precisamente esse objetivo. Do outro lado, Arnie, um homem experiente e com várias maratonas nas pernas, disse que era impossível, que era um esforço demasiado grande para uma «mulher frágil».  

Quer ler a reportagem completa? Clique aqui

Um forte abraço e continue conosco essa semana contaremos histórias de mulheres vencedoras e tem o esporte em especial a corrida como fonte de energia!

Mais notícias


Publicidade