Aguarde...
ON Run

onrun

Especial Dia da Mulher: conheça a história da atleta campeã pan americana e mundial

A atleta Conceição Geremias mudou de vida através do atletismo e hoje é uma inspiração para quem deseja seguir essa carreira

| Especial para o ON Run

     

Especial Dia da Mulher: conheça a história da atleta campeã mundial Master. Crédito: arquivo pessoal

Conceição Geremias, 64 anos, nasceu em Campinas e cresceu na roça. Para ir pra escola, ela e sua irmã corriam por 4 km para não perder a hora da escola, sem saber que com isso estavam criando um condicionamento físico natural. Com isso, quando chegou na 5ª série do ginásio e começou a fazer aulas de educação física, a professora percebeu que ela e a irmã tinham talento, convidando-as para treinar na equipe de seleção de campinas.

Foi assim que tudo começou, Conceição iniciou em 1960 e nunca mais parou. Ela participou de todas as competições do calendário mundial, competindo em três olimpíadas como atleta e das Olimpíadas do Rio de Janeiro como voluntária, sendo especialista no Heptatlo. Atualmente, Geremias é Campeã Mundial da categoria Master, que vem depois da categoria Adulto.

A atleta foi medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de 1983 em Caracas, participou também das Olimpíadas de Moscou em 1980, Los Angeles em 1984, Seul em 1988, e Rio de Janeiro em 2016 como voluntária. Além disso, participou também de todos os campeonatos brasileiros, Sul-americanos, Pan-americanos, Copa América e Copa do Mundo de Atletismo.

Apesar de todas as dificuldades, Conceição conseguiu dar condições melhores para a família por meio do esporte, que foi responsável por oferecer maiores oportunidades a ela. A atual Campeã Master conta que quando ficou grávida de sua filha precisou parar de treinar e competir por 7 meses, mas que a maternidade não impactou tanto sua carreira, pois voltou às pistas rapidamente.

A atleta é presidente da ACECAMP e trabalha com projetos de lei de incentivo ao esporte. Crédito: Arquivo pessoal.
Atualmente, ela é presidente da Associação Cultural e Esportiva de Campinas (ACECAMP), onde trabalha com projetos de lei de incentivo ao esporte. Conceição Geremias é um exemplo de mulher que com muita luta, força e dedicação conseguiu se destacar no atletismo e hoje faz um trabalho para dar mais oportunidades para outros atletas.  

Um forte abraço e continue conosco essa semana contaremos história de mulheres vencedoras e tem o esporte em especial a corrida como fonte de energia!