Aguarde...
ON Run

onrun

É recomendado fazer atividades físicas durante a pandemia?

Colocando a segurança em primeiro lugar, é necessário deixar o desempenho em segundo plano

| ON Run

   

É recomendado fazer atividades físicas durante a pandemia? Crédito Tião Moreira

Muitas pessoas perguntam se podem fazer atividades físicas durante esse período de pandemia e minha resposta é sempre que sim, "desde que não proibida por lei decretada pelo poder Executivo". Afinal, o exercício físico bem orientado dispensa apresentações sobre os seus benefícios para saúde, em especial a caminhada e a corrida. Para quem já é adepto, tem seus efeitos físicos que são fáceis de serem observados, como por exemplo na melhora do desempenho em uma determinada distancia/tempo ou nos kms percorrida durante o dia, semana, mês ou ano.

Mas nesse momento, em minha opinião, o desempenho pode ficar em segundo plano, afinal não temos nenhuma prova prevista e acredito que pelo que tenho acompanhado, isso só deva acontecer quando a nossa população estiver com 70% da vacinação, antes disso acredito que o poder público não autorize em função do risco a saúde dos participantes.

Os benefícios, nesse momento, devem ser para o bem estar e a saúde, estimular que alguns hormônios e neurotransmissores muito comuns na prática da corrida sejam sensibilizados e dar a tão prazerosa sensação de bem estar ao corpo e a mente. Para isso, não é necessário aumentar as cargas de treino demasiadamente, porque assim você pode se aproximar de uma possível lesão, e neste caso não terá os reais benefícios da prática da caminhada e corrida. Dos períodos previstos dentro do treinamento esportivo, o ideal é ficar no período mais leve, usar mais as rodagens e treinos com predominância aeróbia, trabalho de fortalecimento, se você tem o alongamento ruim, dedique-se a melhorá-lo, isso sim vai te ajudar a correr melhor, se seu nível de força está ruim, dedique se ao fortalecimento e mantenha as corridas em um nível de manutenção, aguardando o retorno dos treinamentos específicos para as provas alvo quando esse for o objetivo.

Mas é claro que sempre com a devida segurança, uma preocupação que devemos ter sempre ao praticar a caminhada ou corrida. Antes de sair precisamos seguir as orientações dos agentes de saúde, em especial dos órgãos que atuam com a prática esportiva. Em uma carta muita didática, a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) explicou de maneira clara as principais dúvidas dos praticantes de atividade física mesmo ao ar livre. Vale a sua leitura, afinal estar bem informado é sempre mais seguro, nesse momento é ainda mais importante.

Boa leitura, bons treinos e se cuidem!

Quer ler mais sobre o assunto? Clique nos links abaixo:
SBMEE  FPA/CBAt  Uso de Máscara