Publicidade

onrun

Quais são as recomendações nutricionais para corredores de rua?

Confira algumas dicas nutricionais para corredores de rua.

| Especial para o ON Run -


Quais são as recomendações nutricionais para corredores de rua? Crédito: Divulgação
As recomendações nutricionais sempre devem ser individualizadas, respeitando as condições de saúde, preferências alimentares, fases da vida e especialmente, nível, duração do treinamento e objetivo. Para corredores de rua isso não é diferente, além de levar em consideração variáveis como o clima e os desafios naturais do trajeto. 

Nosso principal combustível é o carboidrato, então se faz necessário o ajuste das quantidades para que a performance do treino ou prova não seja afetada pela falta de energia. A qualidade desse carboidrato também é importante, se precisamos de energia sendo liberada lentamente ao longo da corrida, apostamos em carboidratos complexos para o pré treino (aveia, pão, arroz e outros alimentos integrais, batata entre outros tubérculos) e para recuperação durante ou após a corrida, carboidratos simples (frutas, alimentos refinados em geral como doces e suplementos como géis de carboidratos ou maltodextrina).


Apesar de também nos fornecer energia antes e durante a corrida, as proteínas têm um papel indispensável para evitar a depleção, a utilização da nossa massa magra e, após o treino, promover a manutenção e reconstrução dos músculos. Quantidades adequadas de proteína pré e pós corrida evitam lesões e é sempre bom lembrar que o consumo excessivo de proteínas não faz sentido, pois essa quantidade a mais é eliminada pelo nosso organismo, não gerando um estoque.

Os eletrólitos, sódio e potássio juntamente com a água são de extrema importância para uma hidratação completa, por conta disso as questões climáticas devem ser levadas em consideração, pois no calor excessivo nossas perdas se acentuam. As cãibras são queixas comuns e podem ser evitadas com a ingestão adequada destes nutrientes. Ter uma alimentação saudável e variada possibilita o consumo de sódio e potássio, mas em casos específicos, de transpiração excessiva e/ou longas corridas, a suplementação se faz necessária com isotônicos e cápsula de sal, por exemplo, além de água antes, durante e após qualquer corrida.

Outros nutrientes que são necessários para corredores de rua são os antioxidantes como as vitaminas A, C, E e minerais como zinco, selênio e magnésio, que combatem os radicais livres, evitando o estresse oxidativo causado por exercícios intensos. O ácido graxo ômega 3 reduz a inflamação do nosso organismo e o ferro auxilia no transporte de oxigênio.
Procure sempre um nutricionista para ajustar a sua alimentação e te auxiliar nos seus resultados!

Mais notícias


Publicidade