Aguarde...
ON Run

onrun

Apaixonado por esportes, professor da Unicamp se dedica a formar profissionais da área esportiva

Sandro Santos possui duas graduações, mestrado, doutorado e nove especializações. Ele se dedica a ministrar cursos para outros profissionais do esporte

| Especial para o ON Run

Sandro Santos já possuía um vínculo com o esporte desde a infância. Crédito: Arquivo pessoal.

Sandro Rodrigues é Profissional de Educação Física, fisioterapeuta e doutor em ciências médicas pela Unicamp. Além disso, ele é professor dos cursos de pós-graduação da Unicamp, do Instituto Valorize e já deu aula em diversas instituições de pós-graduação.
Com nove especializações em seu currículo, Sandro já foi dono de academia e atualmente é diretor técnico de uma academia no município de Vinhedo, onde é professor de natação para triatlo. Dentre suas conquistas, já foi medalha de ouro como preparador físico e chamador da seleção paralímpica de futebol de cegos nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012.

O professor conta que o vínculo com o esporte surgiu desde que era criança. "Quando eu tinha 12 anos, mandava carteirinha para a mãe das crianças da rua deixarem eles treinarem comigo. As crianças da minha rua tinham por volta dos 7 anos e eu treinava eles orientando a correrem em volta do quarteirão desviando de pedras na rua e realizando exercícios com a bola, para treinar a habilidade na calçada", relembra ele.


Além disso, um dos grandes responsáveis por sua formação como ser humano e como profissional, foi seu mestre de Capoeira, Mestre Tarzan, um dos precursores da capoeira no Estado de São Paulo e precursor da capoeira em Campinas. De acordo com o professor, seu mestre sempre foi uma referência de como lidar e inspirar pessoas, pois além de muito inteligente, sabia conversar com todo mundo.
Sandro praticou capoeira desde seus 5 anos de idade e continua até hoje, sendo este o esporte que norteou sua vida. Hoje, como mestre de capoeira, ele relata: "a capoeira me deu tudo, pois meu mestrado e doutorado foram sobre ela, por isso sou muito grato". Por um longo período, a capoeira e o futebol nortearam sua carreira. Ele trabalhou também no Pulo Futsal Campinas, um time que possui um trabalho social de muita importância.

Atualmente Sandro trabalha com triathlon, dando aula e ministrando cursos. Crédito: Arquivo pessoal.

Em sua época de faculdade treinava triathlon e acabou tendo uma lesão que o impossibilitou de continuar no futebol e capoeira. Foi quando ele voltou a focar em esportes de endurance. Com isso, se tornou Master coach da metodologia VO2pro, ajudando a disseminar este método por todo Brasil junto com o idealizador, Alexandre Machado.

Santos conta que possui uma assessoria esportiva para esportes de endurance, trabalhando com planilhas de triathlon, de corrida e ciclismo à distância, para todo país de maneira virtual e até para outros países como China, Estados Unidos e Chile, junto com mais dois professores. Além disso, o professor ministra um curso online com mais de 15 horas de conteúdo, entre eles fisiologia da corrida, biomecânica da corrida, metodologia e periodização da corrida e treinamento de força, tudo voltado para a formação de profissionais da área esportiva. Sandro Santos afirma que vive e é apaixonado pelo esporte, além de amar aprender e ensinar.