Aguarde...
ON Run

onrun

Entenda como funciona a Periodização Nutricional

Confira como funcion a periodicação nutricional, uma estratégia que otimiza os efeitos dos treinos

| Especial para o ON Run

     

Entenda como funciona a Periodização Nutricional. (Foto: Divulgação)

A periodização nutricional é uma estratégia que leva em consideração o momento do treinamento, se menos ou mais intenso, pré ou pós-competição, curto ou longo, tipo de estímulo desejado, maior ou menor gasto energético, para alinhar a alimentação ao objetivo, especialmente porque nosso corpo se adapta e os resultados tendem a estagnar. Dessa maneira, a periodização auxilia as mudanças de estímulo do treino, otimizando os efeitos dele.  


Como todas as condutas nutricionais, a periodização também deve ser feita de forma individualizada, mas de maneira geral existem algumas estratégias comuns e amplamente utilizadas para fazer ciclos na alimentação. Uma delas é o "training low", é o treinamento com baixa disponibilidade de carboidratos, visando uma melhor utilização de gordura, lembrando que a diminuição de carboidratos costuma ser inversamente proporcional ao alto rendimento, logo é uma boa estratégia para períodos de pré-temporada ou treinos leves e curtos.   

Já o "training high", é a fase da periodização onde a oferta de carboidratos aumenta, com o intuito de melhorar a qualidade do treino e reduzir a fadiga, ideal para coincidir com o aumento da intensidade dos treinos.
"Training the gut" é uma estratégia de periodização nutricional que visa a melhora da microbiota intestinal, para otimizar a absorção dos nutrientes, pois problemas gastrointestinais tendem a ser comuns em praticantes de atividade física e atletas.
Personalizar a periodização também é importante, devemos levar em consideração as características individuais, preferências, idade, sexo, particularidades culturais e metabólicas.   


A periodização da alimentação deve acompanhar os ciclos dos treinos: macrociclo (objetivo principal, que pode durar no mínimo um ano, formado por vários mesociclos), mesociclos (duração de duas a seis semanas, dividido em fase de preparação, fase específica da preparação, fase de polimento, fase de competição, fase de transição, formado por microciclos) e microciclo (dura de uma a quatro semanas e corrige questões pontuais).
Cada uma dessas fases envolve uma necessidade calórica e de nutrientes diferentes. Para definir a melhor periodização nutricional para você e seus treinos, procure a ajude de um nutricionista.