Aguarde...
ON Run

onrun

Quais alimentos consumir após treinos ou competições?

Confira quais alimentos e nutrientes são mais indicados para o consumo após treinos ou competições

| Especial para o ON Run

 

Quais alimentos consumir no após treinos ou competições? Crédito: Divulgação
O objetivo principal da alimentação após os treinos e competições é a recuperação. Os estoques de glicogênio utilizados precisam ser repostos, então o consumo de carboidratos é prioridade.  

As proteínas têm função de reparação e manutenção de músculos e neste momento também precisam ser ingeridas em quantidades adequadas de acordo com o tipo de atividade física, para cumprir sua função de regeneração. Já as gorduras devem ser evitadas, pois retardam o esvaziamento do estômago, demorando para repor as energias e causando desconforto gástrico.   


O melhor tipo de carboidrato é o de alto índice glicêmico, pois assim se transformam em energia mais rapidamente como pães, massas, arroz, batata, frutas e mel.  

A reposição de líquidos deve ser imediata após o exercício, o ideal é que o consumo atinja 150% do valor de peso perdido, ou seja, se a perda de peso do início para o fim do treino ou competição foi de 1 kg, o consumo deve ser de 1,5 litro de água até 4 horas, após o fim da atividade física, além de repor eletrólitos: cálcio, magnésio, sódio e potássio, na maioria das vezes através da alimentação e, em casos específicos, através de suplementação.   


As vitaminas A, do complexo B, C e E são importantes após os treinos e competições, pois estão diretamente envolvidas no metabolismo da energia, na produção de enzimas e hormônios, na manutenção e síntese de proteínas e na produção de células vermelhas. Além destas vitaminas, os minerais selênio e zinco têm função antioxidante, que auxiliam no combate aos radicais livres, moléculas que são produzidas em maior quantidade durante a prática de atividade física intensa, pelo aumento de consumo de oxigênio, pela aceleração do consumo de energia e elevação da temperatura corporal que podem estar diretamente ligados ao aparecimento de algumas doenças.  

Consulte um nutricionista para traçar a melhor estratégia pós-treino e competição para você.