Aguarde...
ON Run

onrun

O grande campeão e recordista mundial Ronaldo da Costa

Único recordista mundial brasileiro na história da maratona, o atleta mineiro completou 51 anos nesta segunda-feira (7/6)

| ON Run

O dia em que atleta o brasileiro Ronaldo da Costa foi recordista mundial da maratona. Crédito: Fernanda Paradizo
 Com Informações da CBAt 

Bragança Paulista O mineiro Ronaldo da Costa, único recordista mundial brasileiro na maratona em todos o tempos, com a marca de 2:06:05, obtida em Berlim, em 1998, na Alemanha, completa 51 anos nesta segunda-feira (7/6) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) presta suas homenagens e dá os parabéns para o grande atleta.

Ronaldo foi o primeiro atleta a correr os 42.195 m, em ritmo inferior a 3 minutos por quilômetro. Era apenas a segunda maratona que disputava e o resultado foi muito comemorado, principalmente por ter completado a prova e ter dados "estrelinhas" no final do percurso, mostrando que tinha condições de correr mais ainda.

Nascido na cidade de Descoberto, caçula de 11 irmãos, decidiu participar de uma corrida ainda adolescente, quando viu um anúncio em uma farmácia em sua cidade, dando inicio no atletismo. Venceu a São Silvestre de 1994 e no ano seguinte ganhou bronze nos 10.000 m dos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, na Argentina. 

"Costumo dizer que o Ronaldo da Costa é o único atleta que eu conheço que já nasceu no alto rendimento. Esta marca permanece sendo o recorde brasileiro e sul-americano", comentou o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir da Motta Campos. "Mito, lenda, ídolo, meu amigo, Ronaldo da Costa merece todas as homenagens e nosso eterno agradecimento", completou.

"Feliz aniversário meu amigo, tenho um orgulho imenso de compartilhar da sua amizade, você é um gigante do atletismo mundial", parabenizou Wlamir, por meio de suas redes sociais.