Publicidade

onrun

5.000 metros: O último representante do Brasil nas Olimpíadas

Atlanta 1996: Confira a trajetória de Adalberto Batista Garcia, o último atleta que representou o Brasil na prova de 5 mil metros em Olimpíadas.

| ON Run -


Conheça o último atleta a representar o Brasil nos 5 mil metros das olimpíadas Foto: Tião Moreira
Adalberto Batista Garcia 

Um dos principais atletas brasileiros, Adalberto é de Indiaporã (cidade a 540km da capital paulista); contudo, iniciou sua carreira em Votuporanga em 1985, quando a corrida de rua chegou com muita força ao Brasil.
Sua primeira participação na prova dos 5 mil metros foi em 1987. Na ocasião ele percorreu a distância no tempo de 15 minutos e 03 segundos. Sua primeira meia maratona foi feita em 1h05; tempos depois completou a prova em 1h01m56s.  

Adalberto, que representou as principais equipes do Brasil, entre elas a Eletropaulo e União Esportiva Funilense, conta que começou no esporte inspirado e motivado a treinar pelo bicampeão da São Silvestre José João da Silva.  

 

Os segredos do atleta

Adalberto Batista Garcia foi recordista brasileiro nos 5.000m com o tempo de 13 minutos e 28 segundos e, até hoje, está entre os top 5 de todos os tempos. 

Entre os segredos de seu bom desempenho, o atleta destaca a importância dos treinos em pista. Isso se deve, em grande parte, ao fato de ele pertencer a equipes que priorizavam as provas de pista. 

Desde modo, segundo ele, realizar treinos duas ou três vezes por semana na pista, foi fundamental para os bons resultados dos atletas de sua geração na corrida de rua. 

Seguindo essa metodologia, Adalberto permaneceu como atleta até 2007; entretanto, em 1996, representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atlanta, correndo os 5.000 metros; tornando-se, até o momento, o último atleta brasileiro a participar da modalidade.   

  

Fica aqui o nosso respeito e agradecimento a Adalberto Garcia, por tudo que fez pelo atletismo brasileiro e por ter inspirado tantos atletas.


Conheça um pouco mais sobre Adalberto Garcia. Clique aqui 

Mais notícias


Publicidade