Publicidade

onrun

Maratonista de 1,52m representou o Brasil em Atlanta, 1996

Solange Cordeiro está entre os melhores do atletismo brasileiro e é mais um exemplo da importância das referências para a formação de uma atleta olímpica

| ON Run -


Foto: Tião Moreira

 

Solange Cordeiro de Souza 

Como a maioria dos atletas, o início de Solange foi na escola, por incentivo de sua professora. Aos 14 anos, ela participou dos jogos escolares, iniciando na prova dos 400 metros, na qual ficou muito perto de uma das principais atletas da corrida de rua no Brasil, Carmem de Oliveira, ambas erradicadas em Brasília- DF.  

Morando na cidade satélite de Sobradinho, sempre teve o campeão olímpico Joaquim Cruz (Los Angeles, 1984), também de Brasília-DF, como referência para o sonho de, um dia, participar das Olimpíadas.  

Já no dia-a-dia, o principal incentivo veio de sua irmã, que começou a treinar com João Sena, uma das referências no atletismo em Brasília e responsável pela formação de muitos atletas. Mais tarde, sua irmã foi a sua primeira parceira de treino.  

 
As grandes realizações da pequena Solanginha 

Mesmo com apenas 1,52m de altura, a maratonista Solange Cordeiro se firmou com uma das principais atletas brasileiras. Foi campeã de várias provas no Brasil e obteve bons resultados no exterior ao representar o Brasil em várias competições internacionais. 

Durante a Maratona de Boston (EUA), a atleta conseguiu o índice olímpico para os Jogos de Atlanta (1996), quando fez o tempo de 2h34min51s.  

Dessa forma, Solange Cordeiro provou que tamanho não é documento e, no caso da maratona, a pouca estatura não atrapalhou ela se tornar uma atleta olímpica.  

"Não dá para dizer que as baixinhas levam vantagem. Isso é relativo, porque também existem mulheres altas disputando a maratona", afirma a maratonista.

Segundo Solange, o que realmente conta na maratona é o peso, já que as atletas mais leves em geral suportam melhor os 42.195m da prova. 

Fica aqui o nosso respeito e agradecimento a Solange Cordeiro de Souza, por tudo que fez pelo atletismo brasileiro e por ter inspirado tantos atletas.

 

Com informações da Folhapress

Mais notícias


Publicidade