Publicidade

onrun

Do Piauí a Pequim | Conheça a trajetória de José Teles

José Teles superou seu contexto no PI, dividiu sua jornada de atleta com outro trabalho e, mesmo assim, conquistou uma vaga para a maratona de Pequim-2008

| ON Run -

 

Confira a trajetória de José Teles, representante brasileiro nas olimpíadas de Pequim. Foto: Rede social

 

José Teles de Souza 

José Teles foi inspirado por seu irmão, Adalberto, o precursor da família Teles no esporte que, como muitos outros atletas, também começou no atletismo na escola, para depois começar a praticar a corrida de rua. 

Adalberto, em 1983, mudou-se para São Paulo com o sonho de tornar-se um corredor profissional; enquanto José Teles, ainda muito jovem, permaneceu no Piauí treinando de forma lúdica, sem a pretensão de ser um atleta.

Contudo, da mesma forma como escutamos nas histórias dos atletas africanos, José Teles tinha a corrida em seu dia-a-dia. De forma natural, ele praticava muita atividade física: andava até oito quilômetros para pegar água em uma bica e outros sete para ir à escola, percorrendo ao redor de 15km todos os dias em sua terra natal.

"Nada na vida vem fácil, mas lutando e trabalhando honestamente, podemos realizar os nossos sonhos. É só persistir e acreditar", afirma o atleta.   

 

 A superação de dificuldades para chegar à Olimpíada de Tóquio-2008 

Em 1992, quando seu irmão voltou para o Piauí para competir em uma prova, Teles se animou para começar a treinar e participar da prova. Chegou em terceiro lugar nos 6 km.  

A partir desse resultado, José Teles acreditou no atletismo como oportunidade e mudou-se para São Paulo para ser treinado por Adelson, que também treinava seu Adalberto Teles, seu irmão.

Em São Paulo, mesmo com bons resultados, José Teles teve que dividir sua jornada de atleta com o trabalho em uma empresa de produtos alimentícios. Contudo, mesmo com todas as dificuldades, sua vida nunca mais foi a mesma, Teles conquistou uma vaga para disputar a maratona nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e foi o único brasileiro a completar a prova naquela edição. 

Fica aqui o nosso respeito e agradecimento a José Teles de Souza, por tudo que fez pelo atletismo brasileiro e por ter inspirado tantos atletas. 



Conheça um pouco mais sobre o Atleta Olímpico José Teles: Clique aqui


Mais notícias


Publicidade