Publicidade

onrun

Você sabe por que é importante beber água?

Nosso corpo é composto por 70% de água, que ajuda a manter a saúde e o funcionamento do nosso corpo

| Especial para o ON Run -

 

Você sabe por que é importante beber água? Foto: Canva

O corpo humano é composto por 70% de água, portanto estar hidratado é imprescindível para manter a saúde e o funcionamento do nosso organismo, dentre os benefícios da água estão: regular a temperatura corporal, facilitar a digestão, auxiliar no bom funcionamento do corpo, evitar pedras nos rins, melhorar a circulação sanguínea e a imunidade, além de beneficiar o aspecto da pele, reduzir o inchaço e a retenção líquida.  

A quantidade de água é individual e deve ser calculada de acordo com o peso, idade e o tipo de atividade física. Também é necessário levar em consideração o clima, quanto mais quente e seco, maior a nossa necessidade, mas em média a recomendação é de 30 ml por Kg de peso.  

Essa quantidade pode ser oferecida através da ingestão de líquidos e do consumo de alimentos que contém líquidos como frutas, verduras e legumes.   


Na atividade física, a importância da hidratação não é diferente. Antes, durante e depois dos treinos e competições a ingestão de água se faz necessária, especialmente para evitar perda excessiva de líquidos e, inclusive, lesões.  

O líquido perdido durante o exercício, se não for reposto, causa danos musculares, dores de cabeça, fadiga, tontura, sonolência e até confusão mental em exercícios mais longos e intensos. Além de líquido, pode ocorrer a perda de sais minerais trazendo, boca seca, batimentos cardíacos acelerados e sintomas mais graves de desidratação.  

 

Até duas horas antes da atividade física a recomendação é ingerir em média 500 ml de água. Durante o treino, a ingestão ideal é entre 150 a 300 ml de água em intervalos de 15 a 20 minutos e, após os exercícios, a reposição de líquido deve ser 50% maior que a perda, por exemplo.  

Se antes do exercício o seu peso era 60 Kg e após o exercício 59 Kg, significa uma perda de 1 kg, o que equivale a 1 litro, portanto a reposição deve ser de 1,5 litro até seis horas depois do fim da atividade.  

Em algumas situações, a utilização de isotônicos pode ser uma opção, além de água ele contém sais minerais e carboidratos, mas deve ser utilizado apenas em atividades com duração superior a 90 minutos.  

Consulte sempre um nutricionista para te orientar quanto a sua alimentação e hidratação. 





Mais notícias


Publicidade