Publicidade

onrun

Suplementação é Importante?

Alguns estudos sugerem que o consumo em excesso de vitaminas que são antioxidantes em forma de suplementação pode causar o efeito reverso ao desejado, se tornando próoxidativo

| Especial para o ON Run -

   

Suplementação é Importante? (Foto: Agência Brasil)

O suplemento é importante em situações em que as necessidades nutricionais não são atingidas através da alimentação, seja por um consumo insuficiente em termos de qualidade ou quantidade, que pode ser por questões de saúde como má absorção ou consumo insuficiente de algum nutriente, por falta de tempo para priorizar a alimentação na rotina, por necessidades muito altas como é o caso de atletas de alta performance ou situações específicas como gestação.    


Precisamos considerar que os nutrientes presentes nos suplementos não são absorvidos da mesma maneira que os nutrientes presentes nos alimentos, existe o fator de biodisponibilidade que pode potencializar ou não a absorção de determinados nutrientes e alguns micronutrientes "competem" pelo mesmo local de absorção no intestino, o que demanda ajustes específicos na alimentação para que nada seja ingerido mas depois desperdiçado.  

Alguns estudos sugerem que o consumo em excesso de vitaminas que são antioxidantes em forma de suplementação pode causar o efeito reverso ao desejado, se tornando próoxidativo.  

A melhor saída é identificar a real necessidade dos suplementos para cada pessoa e suprir apenas as quantidades para atingir suas necessidades ideais, nunca em excesso de maneira irresponsável.  

De maneira geral a suplementação não é imprescindível mas é uma opção prática e de rápida absorção, para evitar a fadiga e otimizar a recuperação, especialmente durante os treinos e provas longas para intercalar com alimentos que muitas vezes não são funcionais pois demandam mastigação e uma digestão mais lenta.   


A suplementação não substituiu a alimentação, ambas devem caminhar lado a lado visando tirar o melhor que cada uma pode oferecer, uma boa suplementação não supre uma má alimentação e normalmente uma alimentação equilibrada é capaz de atingir todas as nossas necessidades diárias.  

O uso de suplementos é uma carta na manga e pode ser utilizada mas deve ser sempre uma estratégia individualizada e orientada por profissionais, pois seu excesso pode trazer gastos desnecessários e prejuízos graves à saúde, sempre procure um nutricionista para te auxiliar.

Mais notícias


Publicidade