Publicidade

onrun

Qual o cenário ideal para a retomada das corridas de rua?

Entenda qual o cenário ideal para que as corridas de rua voltem a ser como eram antes da pandemia.

| ON Run -

Registro da Maratona Internacional de São Paulo mostra como eram as corridas de rua antes da pandemia. (Crédito: Tião Moreira) 
 

Muitas vezes na vida só entendemos o verdadeiro valor de algo quando perdemos. Provavelmente foi assim que a maioria dos apaixonados por corrida de rua se sentiram quando as competições foram suspensas, não é mesmo? 

Mas, com o avanço da vacinação, tudo vem caminhando para uma melhora no cenário. Você deve estar se perguntando: quando as corridas de rua voltarão a acontecer normalmente? 

Bem, a última vez que foi realizada a retirada dos kits oficiais para uma corrida presencial em nossa região foi a da Corrida da Lua, em março de 2020. A retirada ocorreu em uma sexta-feira, mas o evento foi cancelado no dia seguinte. Até o momento não há previsão oficial deste evento que já foi pago, mas ainda não foi realizado. 

Por outro lado, há luz no fim do túnel! Muitos atletas profissionais já estão competindo nos principais eventos, como por exemplo nos jogos olímpicos. Claro que neste caso, por se tratar de um evento em pista de atletismo, é mais fácil controlar aglomerações e a presença do público. 

Mas aí o corredor pergunta: quando os atletas amadores também poderão voltar a competir presencialmente? Afinal de contas, é diferente a sensação de ter uma provinha para chamar de sua, sonhar em receber aquela medalha com a devida honra ao mérito e, o mais importante, poder correr todo mundo junto e misturado, sem preocupação e sem a sensação de estar fazendo algo errado.

Quando voltam as corridas de rua?

Vamos às respostas: a retomada já está acontecendo em alguns lugares, como por exemplo em Santa Catarina, que publicou uma portaria com protocolo a ser seguido. É importante que o corredor saiba que para que um evento como este volte a acontecer, é necessário que o poder público autorize, por isso fique sempre de olho. 

No último domingo, na capital paulista, foi realizado o primeiro evento-teste, a Volta São Paulo 10k, para verificar se é seguro retornar com todos os protocolos de segurança. Agora, precisamos aguardar os dados que serão coletados no pós-corrida, para saber se todos os participantes estão bem ter certeza que o evento foi efetivamente seguro. Vamos torcer para que sim!

E quando poderemos voltar a correr com todo mundo junto e misturado?

Bem, este retorno só será possível quando o número de vacinados aumentar. Alguns dados sugerem que é necessário que 70% da população esteja imune e a taxa de fatalidade por conta da COVID-19 diminua bastante. 

Mas, para que isso aconteça precisamos fazer a nossa parte. Isso mesmo, todos nós juntos e misturados, devemos seguir as recomendações necessárias, para que possamos voltar a aglomerar com segurança o mais rápido possível em uma corrida presencial. 

Tendo responsabilidade e muito amor pela corrida, seguiremos firmes rumo às principais corridas de rua. Para retornar sem preocupação, depende que cada um de nós façamos a nossa parte para deter a contaminação do vírus e a disseminação das novas variáveis. 

Você, corredor de rua, também é responsável por decidir quando as corridas de rua poderão de fato voltar a ser como eram antes: sinônimo de diversão, distração, um momento relax, fonte de endorfina, serotonina, terapia, aventura, qualidade e estilo de vida, competição saudável e outros benefícios que a corrida de rua traz. Afinal, corrida não é só correr!

Mais notícias


Publicidade