Publicidade

onrun

Campeonato Mundial de Cross Country 2022 é adiado. Confira quando será

Por conta de medidas de biossegurança e restrições de viagens, a World Athletics e o Comitê Organizador Local decidiram adiar o mundial de Cross Country.

| ON Run -

Atletas profissionais participando do campeonato mundial de Cross Country. (Crédito: World Athletics)
 

Notícias não tão boas para quem gosta de acompanhar os campeonatos de corrida. O Campeonato Mundial de Cross Country 2022, que abre a temporada do atletismo mundial, não será mais realizado ano que vem.

Essa decisão foi tomada pela World Athletics e pelo Comitê Organizador Local (LOC) que preferiu adiar para 2023 em Bathurst, Austrália. O motivo é justo: foi por conta de medidas de biossegurança e das restrições de viagens que estão em vigor, com o intuito de evitar a disseminação do Covid-19 na Austrália. 

Infelizmente, as fronteiras australianas estão fechadas para visitantes internacionais. 

Mas você sabe o que os atletas brasileiros precisam fazer para participar do mundial? 

Para ir ao mundial, o atleta precisa se classificar na copa brasil e, em seguida, a equipe brasileira participa da copa pan-americana e as melhores delegações se classificam para o mundial de Cross country. 

E os brasileiros fazem sucesso! Na última edição do mundial, o atleta Daniel do Nascimento representou o Brasil e o melhor brasileiro na corrida de Cross country foi o atleta Emerson Iser Bem, único brasileiro campeão de uma das etapas do mundial de Cross, na década de 90 em Portugal. 

Em entrevista, Jill Davies, co-presidente do LOC e membro do Conselho do Atletismo da Austrália, disse: "A Athletics Australia e o LOC estão satisfeitos que a World Athletics e seus parceiros concordaram com o adiamento, o que nos permite planejar a organização do mundial de cross country em fevereiro de 2023. Este é um dos eventos mais emocionantes do atletismo mundial e o icônico percurso em Mount Panorama será palco de disputas incríveis". 

Mas, ainda assim, vale a pena esperar para assistir essa competição. O Campeonato Mundial de Atletismo Cross Country é considerado a corrida mais difícil do calendário, com os maiores corredores de longa distância do mundo. 

O evento de 2023 será a 44ª edição do campeonato e receberá mais de 550 atletas de elite de mais de 60 países no famoso Mount Panorama em Bathurst, que não foi escolhido ao acaso. 

"Mount Panorama é um local de corrida conhecido internacionalmente, atraindo competidores de todo o mundo e é o cenário perfeito para o evento de cross-country." 

O Campeonato Mundial de Atletismo Cross Country Bathurst 2023 será disputado nas categorias sub-20 masculino (8 km) e feminina (6 km), o revezamento misto (8 km) e as corridas individuais sênior masculino e feminina (10 km). 

Pode ter certeza, corredor, vale a pena esperar por essa disputa de gente grande! 2023 está logo ali.


Mais notícias


Publicidade