Publicidade

onrun

Kenenisa Bekele está confirmado na Maratona de Berlim, no próximo domingo (26).

O atleta etíope Kenenisa Bekele irá participar da Maratona de Berlim no próximo domingo (26) em busca do recorde.

| ON Run -

Atleta Kenenisa Bekele cruzando a linha de chegada na Maratona de Berlim 2019. (Crédito: World Athletics).

Se você está iniciando agora neste universo da corrida de rua, precisa entender duas coisas: enquanto os 100 metros elege o homem mais rápido do mundo, a maratona tem a missão de anunciar o homem mais resistente do mundo. As duas distâncias são percorridas em máxima velocidade, afinal mesmo com distâncias bem diferentes o objetivo é deslocar do ponto A ao B o mais rápido possível. Durante muitos anos, a maratona teve sempre um rei absoluto e atualmente este reinado pertence ao queniano Eliud Kipchoge com 2h01:39. 

Mas, o que poucos sabem é que outra lenda do país vizinho treina e tem se dedicado muito para se tornar o melhor do mundo na maratona. Estamos falando do etíope Kenenisa Bekele, ele está a apenas dois segundos dessa marca e buscará a terceira vitória na BMW, na Maratona de Berlim, que acontecerá no retorno da World Athletics Platinum Elite Label no próximo final de semana, dia 26 de setembro. 

A sua primeira vitória em Berlim foi em 2016, estabelecendo de 2:03:03. Em 2019, ele venceu novamente com a segunda melhor marca de todos os tempos, 2:01:41, ficando apenas 2 segundos do recorde mundial e batendo novamente o recorde da Etiópia. 

Após o período de pandemia, Bekele correu apenas uma vez, vencendo a Big Half em Londres, marcando 1:00:22 no ano passado. Embora com pouco ritmo de competição, ele se diz pronto para correr um grande resultado novamente em Berlim.
"Voltarei à Maratona BMW de Berlim com boa energia e motivação", disse Bekele, que conquistou os títulos mundiais de 5000m e 10.000m na capital alemã. "Minha última corrida em Berlim me motivou muito, então espero cumprir meu plano este ano." 

Vale destacar que um mineiro, brasileiro da melhor qualidade, quebrou o recorde mundial da maratona que já durava mais de 10 anos, justamente na maratona de Berlim. A façanha foi realizada em setembro de 1998, quando Ronaldo da Costa correu a prova em 2h06:05, se tornando até hoje o melhor brasileiro na distância e sendo tornando uma referência mundial! 

Prepare a sua pipoca, escolha seu atleta favorito e vamos a provas. Agora é aguardar para acompanhar o retorno de uma das principais maratonas do mundo! 



Mais notícias


Publicidade