Publicidade

onrun

Veja quem são os principais atletas inscritos para as maratonas de 2021

Já sabe para quem torcer nas maratonas que acontecerão nas próximas semanas? Confira os principais atletas que competirão.

| ON Run -

Atletas de elite participando de maratonas. (Crédito: World Athletics).
 

As próximas semanas, para os apaixonados por corridas, serão de tirar o fôlego! Isso porque os melhores atletas do mundo estarão em ação nas ruas e avenidas, participando do circuito internacional de maratonas. Junte isto a um período longe das provas, por conta da pandemia. Pronto, agora você já deve imaginar mais ou menos o motivo de tanta expectativa. 

Ao todo serão mais de 150 mil participantes que terão o privilégio de voltar a correr juntos e misturados, com a devida segurança, seguindo todos os protocolos em uma maratona. Mas se você não está entre os felizardos, não fique chateado, em breve as maratonas estarão de volta aqui no Brasil. Logo mais estaremos nos preparando para a São Silvestre. 

Mas, por enquanto, as disputas das próximas semanas vão te animar para torcer para o seu atleta favorito. Caso você esteja em dúvida para quem torcer, preparamos um breve resumo dos principais candidatos que estarão entre os melhores.
Na maratona feminina, a diferença entre a melhor do mundo, a queniana Brigid Kosgei, e segunda colocada, Mary Keitany, é de quase 3 minutos, o que dá uma certa tranquilidade, mas é sempre bom reforçar que na maratona nem sempre os favoritos vencem. Já no masculino essa diferença é digna das provas de velocidade no atletismo, são apenas dois segundos. Isso mesmo, o medalhista olímpico e um dos melhores atletas do mundo, o etíope Kenenisa Bekele, correu 2h01;41 em Berlim, já o atual recordista e Bicampeão olímpico Eliud Kipchoge fez 2h01:39. A disputa ficou paralisada por causa da pandemia, por esse motivo fica a expectativa para a participação desses grandes atletas nessas maratonas nas próximas semanas. 

Então vamos aos destaques! Confira a relação das provas e principalmente os atletas que estão confirmados para as disputas, cabe a sua torcida. 

Que comecem as grandes maratonas, que venham os grandes duelos! 

Entendendo um pouco do circuito das grandes maratonas 


As corridas do Elite Platinum Label são o nível superior de um programa de corrida de rua de três níveis, introduzido pela World Athletics para 2021, por causa das muitas mudanças de calendário causadas pela pandemia em 2020.
Em 2021, o Selo Elite Platinum estava disponível para corridas que haviam recebido o status Platinum em 2020, independentemente de ter ocorrido ou não. Esta classificação de alto nível reflete, entre outras coisas, a qualidade dos atletas de elite e o compromisso com o esporte, incluindo o apoio a um forte programa antidoping.
Seis maratonas em seis semanas

A famosa distância da maratona é de 26,2 milhas, ou 42,195 quilômetros, e o número 42 é fundamental para a ação do Elite Platinum Label nas próximas semanas. Pois é, o número exato de dias das próximas seis corridas. 

A primeira é a BMW Maratona de Berlim em 26 de setembro, que deve ser a maior maratona do mundo desde o início da pandemia. Kenenisa Bekele e Hiwot Gebrekidan, da Etiópia, lideram os atletas de elite, com o campeão mundial e olímpico Bekele voltando com a intenção de uma terceira vitória na prova da capital da Alemanha. Um total de 11 recordes mundiais foram quebrados no percurso da Maratona de Berlim, que neste fim de semana receberá cerca de 25.000 corredores. 

Em seguida é a vez da Maratona Virgin Money de Londres , tradicionalmente realizada na primavera do Hemisfério Norte, mas pelo segundo ano consecutivo está ocorrendo no outono - em 3 de outubro. O título de maior corrida pós-pandemia está prestes a ser entregue para Londres, já que o evento no Reino Unido pretende se tornar a maior maratona já realizada em qualquer lugar do mundo. Até 50.000 participantes percorrerão o trajeto tradicional de Greenwich ao The Mall, enquanto outros 50.000 participarão do evento virtual. As estrelas de elite serão a atual campeã Brigid Kosgei, detentora do recorde mundial e medalhista de prata olímpica, e Shura Kitata da Etiópia. 

Uma semana depois, em 10 de outubro, todos os olhos estarão voltados para a Maratona de Chicago do Bank of America , onde a campeã mundial da maratona de 2019 a Quêniana Ruth Chepngetich, e o campeão da Maratona de Dubai de 2019 o etiópe Getaneh Molla, estarão na disputa dos primeiros lugares. Após o cancelamento do evento de 2020, a maratona do próximo mês espera receber 35.000 participantes para correr na cidade dos EUA. 

A ação do Elite Platinum Label será retomada no dia seguinte, já que 11 de outubro marca o retorno da BAA Boston Marathon. A 125ª corrida do evento contará com a dupla vencedora da Etiópia e atual campeã mundial da maratona, Lelisa Desisa, e a queniana Edna Kiplagat, que venceu a edição de 2017 da corrida e conquistou seus dois títulos mundiais em 2011 e 2013. Ao lado do grande público com 20.000 participantes, haverá também uma corrida virtual realizada de 8 a 10 de outubro. 

A próxima é a Maratona TCS de Amsterdã, em 17 de outubro. Três dos melhores corredores de maratona masculinos holandeses - Michel Butter, Björn Koreman e Frank Futselaar - foram anunciados até agora, nos próximos dias serão anunciados os próximos nomes. A edição de 2019 contou com 45.000 participantes de 140 países e, após o cancelamento do evento de 2020, a capital holandesa está ansiosa para receber os corredores de volta para sua variedade de eventos, que inclui uma meia maratona e uma corrida de 8 km. 

A Maratona TCS de Nova York será em 7 de novembro. O elenco repleto de estrelas inclui a campeã olímpica do Quênia, Peres Jepchirchir, e o grande etíope Bekele, que deve retornar às 26,2 milhas de ação apenas 42 dias depois de competir em Berlim. Até 33 mil corredores terão a oportunidade de participar da 50ª corrida da prova, em um percurso que passa pelos cinco bairros de NYC, enquanto um evento virtual também acontecerá.

Final espetacular em Valência

O programa World Athletics Elite Platinum Label irá para o Maraton Valencia Trinidad Alfonso EDP, em 5 de dezembro, para sua corrida final em 2021. Os principais atletas de elite com mais de 120 homens com PBs abaixo de 2h20 e 130 sub-2h50 para mulheres estão confirmados, apoiado por vários grupos de pacers, incluindo aqueles que visam os padrões de qualificação do Campeonato Mundial de Atletismo Oregon 22. Os organizadores dizem que o percurso será mais rápido, com menos curvas. 

Depois da edição exclusiva de elite de 2020, a corrida presencial com o grande público, a 'cidade da corrida', como é conhecida Valência, terá 18.000 participantes prontos para correr na cidade espanhola, onde quatro recordes mundiais - os 5000m femininos (Letesenbet Gidey) e os 10.000m masculinos (Joshua Cheptegei), 10km (Rhonex Kipruto) e meia maratona (Kibiwott Kandie) ocorreram nos últimos dois anos. 

Também fazem parte do programa de eventos do Selo Elite Platinum deste ano a Maratona Feminina de Nagoya em março e a Maratona C&D de Xiamen em abril, enquanto a Maratona Internacional de Xangai está agendada para 28 de novembro com um percurso exclusivamente doméstico. 

E logo mais, será a vez dos brasileiros se prepararem para as corridas de rua presenciais. Continue ligado no ONRUN, para ficar por dentro de todas as notícias sobre o universo da corrida de rua!

Mais notícias


Publicidade