Publicidade

onrun

Confira os fatores determinantes para melhorar sua corrida

De materiais tecnológicos à técnicas utilizadas, separamos algumas dicas para que você consiga melhorar seu desempenho na corrida de rua.

| ON Run -

Confira quais são os fatores determinantes para melhorar a sua corrida de rua. (Crédito: Freepik).
 

Você já sabe, corredor, que é muito importante para quem vai iniciar na prática da corrida, investir em um tênis moderno, não é mesmo? Hoje em dia o modelo mais comum é com placa de carbono, também chamado nas redes sociais como o tênis mais rápido do mundo. 


Mas afinal, o tênis ajuda a correr? 

Cientistas da Universidade do Colorado Boulder descobriram que os corredores iniciantes que investem em equipamentos mais sofisticados são 4% mais "econômicos" do que aqueles com equipamentos mais básicos. 

O tênis testado foi o Nikes Zoom Vaporfly, que pode custar até 200 dólares em uma edição de ponta, não tem um efeito de melhora tão evidente para quem já corre a mais tempo, mas para os iniciantes existe uma diferença. 

De acordo com os cientistas, a conservação de energia se deve à placa de fibra de carbono na sola do sapato, que poupa energia para o usuário ao usar a articulação do tornozelo, permitindo a economia de energia, colocando-a em funcionamento de forma mais rápida. 

Com o uso do tênis da Nike há uma melhora da economia de corrida em 4% em média, levando os estudiosos a especularem que com ele uma maratona poderia ser feita em menos de duas horas. 

Mas, na prática não é bem assim! Infelizmente, uma economia melhorada de 4% não se traduz em um aumento correspondente nos tempos de corrida. 

Testes realizados na esteira da Universidade do Colorado Boulder descobriram que aqueles que correm dois quilômetros em mais de nove minutos mostraram melhorias muito maiores do que aqueles que conseguem cobrir a distância em menos de nove minutos quando usam os melhores tênis de corrida. 

Isto pode ser observado em um corredor casual, que normalmente completa uma maratona em aproximadamente quatro horas e 30 minutos, observando uma melhora de 1,17% no tempo em que leva para completar os 40 quilômetros, resultando em um aumento de apenas três minutos e sete segundos. 

Alguns outros fatores, incluindo o aumento da resistência do ar, fazem com que o impacto em velocidades mais altas seja muito menor. 

Para um atleta de elite completar uma maratona em um tempo de duas horas, a porcentagem de melhora cai para apenas 0,67%, ou seja, uma melhora de menos de um minuto no total. 

Então, sim! O tênis pode até ajudar um pouquinho, mas não é ele o responsável pela vitória do corredor. 

Aplicativos podem me fazer correr mais rápido? 

Baixar um aplicativo de música e colocar músicas específicas para corrida em uma playlist destinada a corredores, ou mesmo pastas de músicas destinadas a esse público, é algo muito recorrente para quem pratica corrida de rua. "É só dar um play na música do Alok e sair correndo no ritmo da música", muitos pensam. Mas chega uma hora em que a música vai continuar em um ritmo frenético, porém as passadas do corredor iniciante possivelmente podem não acompanhar na mesma sincronia com o passar do tempo, dependendo do condicionamento do praticante. 

Outro coisa que muitos corredores também fazem é utilizar aplicativos para realizar seus treinamento, existem até alguns que estão em alta e que normalmente ditam o volume (km) a ser realizado e, em alguns casos, a intensidade (pace) que deve ser realizada. O grande problema é que esses aplicativos possuem uma predominância quase que total para a corrida km por km, tornando-se quase uma seita, onde apenas conseguir percorrer os quilômetros propostos podem te levar para a Corrida de São Silvestre. 

Mas brincadeiras à parte, a verdade é que nesse início quase tudo vale ou quase tudo é importante para te tirar do sofá e te levar a ter uma estilo de vida mais saudável. Quando você começar a tomar gosto pela corrida e sentir que quer ter uma maior longevidade em suas corridas até então praticadas como lazer ou porque aquele crush está correndo e você que ficar mais tempo perto dele, para se enturmar com um grupo de amigos, por moda ou simplesmente porque desejava praticar um exercício ar livre. Você começará a levar a sério e perceberá que está até pensando em deixar a família na praia, no litoral de São Paulo, para subir a serra até a paulista e correr os 15 km da São Silvestre no último dia do ano. Por isso, caro leitor, está na hora de conversarmos sobre um assunto muito importante. 

Mais importante na corrida é quem corre! 

Isso mesmo, mais importante que qualquer aplicativo ou tecnologia destinado a corrida, é você corredor! Porque é você quem faz toda essa engrenagem funcionar a curto, médio ou a longo prazo. 

Pensando nisso, fique muito atento e entenda o quanto antes, que corrida não é só correr! Tem uma série de variáveis importantíssimas com custo zero. Isso mesmo, o custo financeiro é zero para você ficar super bem, seja na foto durante as corridas, em função de uma postura bacana onde o trabalho de flexibilidade pode contribuir muito, ou mesmo no tão conhecido pace ou ritmo de prova, onde o trabalho de força poderá te ajudar muito, junto com os educativos e as técnicas de corrida, que podem te ajudar a melhorar seu tempo de contato, amplitude e frequência de movimento na corrida. 

O que mais faz parte de um bom desempenho na corrida? 

O que citamos acima são as questões relacionadas ao treino. Sim, o treino é mais importante que o simples fato de correr em si. Na verdade, quem está realizando o treino é o mais importante, pois é necessário força de vontade, mas o treino é capaz de realizar os principais desejos dos corredores, entre eles o de correr por 20 minutos direto, acompanhar os amigos em um longuinho de 5,10,15 km..., correr sua primeira prova e até mesmo chegar em uma maratona (42,195m).
Mas para isso, é importante entender como cada uma dessas variáveis do treino podem te ajudar. Veja bem, falaremos abaixo apenas das variáveis condicionantes, que te ajudam a correr cada vez melhor e a se adaptar à corrida de rua. 

Dicas para melhorar a sua corrida corredor 

As chamadas técnicas de corrida tem a função de fracionar os momentos da corrida, seja com o atleta parado ou em movimento e, com isso, o praticante pode escolher quais são os exercícios ideais para a sua necessidade.
Os benefícios da prática regular das técnicas em sua programação de treinos irá te ajudar a fazer menos força para correr ou correr distâncias maiores fazendo a mesma força. Ter uma passada e tempo de contato adequados, faz com que você utilize a força de maneira mais eficiente, uma vez que você estará mais coordenado, aumentando assim o seu desempenho e, principalmente, evitando possíveis lesões. 

Capacidade física Força: 

Se o seu objetivo é ter um estilo de vida mais saudável e utilizar a corrida como ferramenta para isso, os trabalhos de força vão te ajudar a chegar ao seu objetivo. 

Mas o que é força muscular? 

A força muscular é uma capacidade física que reflete, do ponto de vista físico, a quantidade de massa deslocada vezes uma determinada aceleração. Complicou? Vamos explicar de outro ponto de vista. Fisiologicamente falando, a força muscular é a capacidade que os músculos têm de se opor a uma resistência externa (aquele pesinho que você levanta na academia e precisa fazer uma certa força para isso, sabe?), para isso, o que vale é a quantidade de pontes cruzadas feitas entre actina e miosina (proteínas que são responsáveis pela contração muscular). 

Existem várias formas da força se manifestar e alguns corredores, por exemplo, correm colocando a força na vertical, para cima, e na corrida a força deve ser colocada na horizontal, logo boa parte da força que esse corredor fez foi para o movimento contrário, que não potencializa o deslocamento ideal da corrida. 

De que forma o corredor deve utilizar a capacidade física? 

O corredor deve utilizar a aplicação da força no solo, dando o famoso impulso para frente, deslocando-se de forma correta. 

Capacidade física flexibilidade: 

A flexibilidade é uma capacidade física que usa como meio mais comum o alongamento. Se você deseja correr de forma mais solta, com aquela passada bonita, com amplitude de movimento, sair bem nas fotos de corrida, evitar correr sentado, travado, com freio de mão puxado, preso no chão, essa capacidade física é determinante, porque vai melhorar muito a sua postura, amplitude de movimento e te possibilitar correr na postura ideal. 


Nossos músculos funcionam em cadeias, que se localizam na parte de trás e frente do corpo e há também as famosas cadeias cruzadas. Esta última requer muita atenção dos corredores, porque possui a função de estabilizar o corpo dos corredores, evitando lesões na lombar, quadril e até nos joelhos. Ao contrário do que muitos pensam, as dores nos joelhos e quadril tem um relação direta com a sua postura, em especial na região do tronco que acabam fazendo suas articulações se movimentarem de forma contrária e, na maioria das vezes você pode se lesionar porque é muito encurtado e não em função do impacto, como é comumente divulgado. 

Outras capacidades importantes para melhorar seu desempenho na corrida: 


- Coordenação motora: sabemos que não é fácil coordenar coordenar intensidade e os movimentos ao mesmo tempo, pois na maioria das vezes, ao intensificar algum estímulo, nosso corpo tende a realizar movimentos descoordenados; Por isso, exercícios que treinam a coordenação motora são indicados.
 

- Equilíbrio: assim como a coordenação motora, o equilíbrio é importantíssimo para o corredor, pois em questão de segundos os pés saem e voltam do chão muito rápido. A falta de equilíbrio pode levar a acidentes e lesões. Por isso, também é interessante que o corredor treine seu equilíbrio.


Agora que você já conferiu algumas dicas sobre como melhorar seu desempenho na corrida de rua, mesmo ainda sendo iniciante, chegou a hora de colocar em prática com muito alongamento e treino! Vamos lá?
 


Quer aprender como melhorar sua corrida, conquistar resultados duradouros e diminuir as chances de lesões?!
Agora você pode treinar com a metodologia do Professor Ronaldo Dias com a parceria do ON RUN!

Matricule-se agora mesmo no curso Corrida não é só correr e aproveite as condições exclusivas de lançamento
Acesse: acidadeon.com/onrun/curso

Mais notícias


Publicidade