Publicidade

onrun

Meia Maratona e Maratona do Rio 2021 recebem permits da CBAt

Após um período duro de restrições, as corridas de rua recebem de novo os permits da Confederação Brasileira de Atletismo.

| ON Run -

 

A Maratona do Rio acontecerá no feriado de 15 de novembro e a Meia Maratona Claro do Rio será realizada neste domingo (14/11). (Crédito: divulgação).

 

Notícia boa tem que ser espalhada! A Maratona do Rio COSAN, que tem o Selo Ouro, e a Meia Maratona Claro do Rio, que tem o Selo Prata, são as duas primeiras provas a receberem os permits de corrida oficial da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) em 2021.

A Maratona acontecerá no feriado de 15 de novembro e a Meia Maratona será realizada neste domingo (14/11). O medalhista olímpico Arnaldo de Oliveira, do programa Ídolos do Atletismo Loterias Caixa, é presença confirmada no evento.


Além dos 42,195 km, segunda-feira, a competição terá provas de 5 km e de 10 km. As largadas da maratona ocorrerão em ondas, a partir das 5 horas, na Avenida Infante Dom Henrique, no Aterro do Flamengo, mesmo local das chegadas. Os 5 km e os 10 km serão disputados a partir das 9 horas.


Já a Meia Maratona recebeu o Permit nº 02/2021 e será disputada a partir das 5 horas deste domingo (14/11), com largadas também em ondas. Os tiros de partida serão dados na Avenida Delfim Moreira, no Leblon, e a chegada ocorrerá no Aterro do Flamengo.


Ao todo, são esperados 30 mil atletas participantes, segundo a organização. Para a prova presencial, foi criado um robusto protocolo sanitário - elaborado pelo corpo médico da Maratona e chancelado pela Secretaria Municipal de Saúde e órgãos de corrida, como o comprovante de vacina e testes PCR.


A Maratona do Rio será o primeiro grande evento esportivo a retomar suas atividades após o longo período da pandemia. "Passamos muito tempo planejando o evento e finalmente podemos dizer que estaremos juntos novamente, em uma prova ao ar livre e com um protocolo sanitário seguro. Os atletas estão há muito tempo sem ter uma competição com esse alto nível técnico", diz João Traven, organizador do evento.


A entrega dos kits de participação será realizada na Arena da Marina da Glória, nos seguintes horários: Sábado (13/11) das 9 às 19 horas; Domingo (14/11) das 8 às 18h. Disponível apenas para as provas de segunda-feira: 5 km, 10 km e 42 km.


A organização informa que fez uma parceria especial com o MetrôRio, Eletromidia e disponibilizará, nos dias das provas, a gratuidade para quem apresentar o uniforme de corrida oficial da Maratona do Rio 2021.

Isso valerá na catraca de qualquer uma das 41 estações ou nas linhas de ônibus do Metrô na Superfície (MNS), onde o acesso ao embarque será liberado. A parceria é válida apenas para o dia da prova, das 7 às 23 horas para o Metrô e das 7 às 22:30 para Metrô na superfície.


A Meia Maratona Claro 2021 terá início na Praia do Leblon e seguirá o caminho conhecido pelos corredores das orlas do Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Flamengo até o Centro Histórico, de onde retornam para a linha de chegada ao Aterro do Flamengo. A largada será dada a partir das 5 horas.


Na segunda-feira, a Maratona do Rio Cosan terá largada no Aterro do Flamengo em direção ao Centro da Cidade, o percurso da prova ocupará as ruas do Centro, passando pela Monumento dos Pracinhas, Praça XV, Museu do Amanhã, Boulevard Olímpico, AquaRio, Roda Gigante, Rua Primeiro de Março e MAM.

Diferente de anos anteriores, desta vez o percurso não vai passar pelo Túnel Rio450. A prova segue para Copacabana e Ipanema até fazer a volta no final da praia do Leblon, retornando em direção ao Aterro. A largada será às 5h da manhã e contará com postos de hidratação de 3 em 3 km.


Haverá ainda o Desafio Cidade Maravilhosa, que é uma combinação de superar e testar limites, com atletas disputando a Meia Maratona no domingo e a Maratona na segunda-feira, com o participante correndo pouco mais de 63 km em dois dias.


Para garantir a saúde e segurança das crianças, segundo a organização, não será realizada a Maratoninha Gloob este ano.


O protocolo de segurança sanitária contra a COVID-19 foi elaborado pelo corpo médico do evento e chancelado pela Secretaria Municipal de Saúde, seguindo também as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). O atleta, amador ou não, precisa estar imunizado com as duas doses da vacina ou dose única, no caso da Janssen, aplicadas até o dia 1 de novembro. Caso não tenha conseguido tomar a 2ª dose até a data mencionada, o corredor poderá apresentar o resultado do teste PCR ou antígeno de SARS-CoV-2 realizado até 48 horas antes da entrega do kit.


A organização desenvolveu, junto aos órgãos competentes, uma série de protocolos específicos para cada momento da jornada do corredor - inscrição, entrega de kits, largada, percurso e arenas -, para que os corredores se sintam seguros durante o evento.


Os atletas que ainda não se sentirem confortáveis para participar da corrida têm a opção de competir na prova virtual.


Confira mais informações no site www.maratonadorio.com.br.
 

Quer aprender como melhorar sua corrida, conquistar resultados duradouros e diminuir as chances de lesões?!
Agora você pode treinar com a metodologia do Professor Ronaldo Dias com a parceria do ON RUN!

Matricule-se agora mesmo no curso Corrida não é só correr e aproveite as condições exclusivas de lançamento.
Acesse: acidadeon.com/onrun/curso

Mais notícias


Publicidade