Publicidade

onrun

Conceição Geremias vence duas provas no Dia da Consciência Negra

A atleta de 65 anos é um dos destaques da Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo, que começou neste sábado e termina domingo (21), em Bragança Paulista.

| ON Run -

 

Conceição Geremias, no pódio do Máster no Dia da Consciência Negra (Crédito: Wagner Carmo/CBAt).

No Dia da Consciência Negra, a paulista Conceição Aparecida Geremias foi uma das atrações neste sábado (20/11) da Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista. Aos 65 anos, ela venceu a prova do salto em altura, com 1,25 m, e o arremesso do peso, com 10,26 m ambas na categoria 65+. A competição termina neste domingo (21/11), reunindo mais de 600 atletas.

"Estamos vindo de dois anos diferentes por causa da pandemia. As academias fecharam e os locais de treinamento, também. No ano que vem estarei bem melhor", comentou a atleta olímpica em Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988. "Prometo saltar mais alto em 2022."

Referência no atletismo, o grande resultado de Conceição foi a conquista da medalha de ouro no heptatlo nos Jogos Pan-Americanos de Caracas-1983, quando bateu o recorde sul-americano, com 6.017 pontos marca que persistiu por 25 anos.

Conceição aproveitou a competição para lembrar a importância de se comemorar o Dia da Consciência Negra. "Na minha vida de atleta e pessoal, sofri preconceito e episódios de racismo, mas nada que me abalasse. Cresci com isso", lembrou a professora de Educação Física. "Acho pertinente que todo apoio possível seja dado aos negros no estudo e no trabalho."

Após terminar a sua prova passou 1,25 m na terceira e última tentativa Conceição conversou com Maurren Maggi, campeã olímpica do salto em distância em Pequim-2008 e integrante do Programa Ídolos Loteria Caixa da CBAt, ao lado da área do salto.

"Conheci a Conceição quando tinha 12 ou 13 anos e estava começando no esporte. Ela já era uma atleta vitoriosa e veterana. Conceição me deu vários conselhos e nunca mais esqueci", lembrou Maurren. "Foi muito bom conversar com ela."

Conceição é presidente da equipe da Associação Cultural Esportiva Campeã (ACECAMP), a qual representa em Bragança. Fundada em 2010, sem fins lucrativos, a organização trabalha com projetos de Lei de Incentivo ao Esporte no âmbito estadual e federal. "O objetivo principal é buscar recursos e viabilizar projetos para crianças que não têm condição financeira de pagar clube ou escolinha", disse.

O Dia da Consciência Negra foi criado em 2003 e oficialmente instituído pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o País. A data marca a lembrança da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo e da luta contra a escravidão.


Festa especial  

A competição, organizada pela primeira vez pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) com apoio da Associação Brasileira de Atletismo Máster (ABRAM), mostrou um clima diferente do esporte. Mesmo com a competitividade natural na busca por medalhas, a cordialidade foi a tônica, com os participantes se abraçando após as provas de pista e comemorando a atuação do adversários em cada tentativa nas provas de campo, por exemplo.

Yoshiyuki Shimizu, nascido a 16 de julho de 1928, em Hiroshima, foi especialmente festejado. Aos 93 anos, ele venceu os 100 m da sua categoria, com 19.43 (-2.3). "Se eu parar de fazer esporte, eu fico doente", disse o representante da ANASP, que vive desde os 5 anos em São Paulo. "Treinar regularmente é uma receita para uma boa qualidade de vida", completou o campeão, que em 2018, em Porto Alegre, bateu os recordes mundiais dos 100 m e dos 200 m de sua categoria.

Mais informações, como programa horário e resultados completos. CLIQUE AQUI 

 

Quer aprender como melhorar sua corrida, conquistar resultados duradouros e diminuir as chances de lesões?!
Agora você pode treinar com a metodologia do Professor Ronaldo Dias com a parceria do ON RUN!

Matricule-se agora mesmo no curso Corrida não é só correr e aproveite as condições exclusivas de lançamento.
Acesse: acidadeon.com/onrun/curso

Mais notícias


Publicidade