Publicidade

onrun

Confira cinco fatores que podem influenciar na sua corrida

Tudo o que você faz antes ou depois do treino, pode afetar e muito o seu desempenho. Confira os cinco fatores que podem influenciar.

| ON Run -

 

Tudo o que você faz antes ou depois do treino, pode afetar e muito o seu desempenho. (Foto: Freepik).

Você fez o seu longão e acha que acabou por aí? Veja bem, vamos potencializar o seu treino, corredor! 

É muito comum os amadores realizarem uma semana e até boas sequências de treinos, mas as informações abaixo também servem para quem fez um único treino na semana, mais especificamente no final de semana, aquele famoso longão que pode ser de 5,10 e até mais de 30 km. 

Mas brincadeiras, à parte vamos conversar sobre como potencializar os seus treinos e voltar a correr cada vez melhor.
Toda vez que realizamos uma atividade física, em nosso caso a corrida, geramos adaptações específicas em nosso corpo. 

Ao realizar o treino aeróbico, muito comum no longão, ficamos por um bom tempo mantendo a fonte energética aeróbia ligada e com isso utilizamos com mais predominância a gordura como fonte de energia, sensibilizamos por mais tempo alguns hormônios e neurotransmissores que dão uma sensação de bem-estar única ao nosso corpo, nos deixando felizes e alegres. 

Esse é o motivo pelo qual dificilmente você encontrará um grupo de corredores rabugentos ou mesmo carrancudos, em especial no final do treino. Como os corredores mesmo dizem, "corro porque o gostoso é quando termina". 

Quando termina é que começa a parte mais importante, é o momento do corpo fazer a síntese proteica. Com isso, nosso corpo fica cada vez mais forte e gera as adaptações necessárias para ficarmos cada vez melhores. 

Infelizmente, é nessa hora que uma boa parte dos corredores perdem o melhor da festa, abaixo explicaremos alguns desses momentos: 

1- Descanso: O fato de você não estar correndo não significa que está descansando como deveria. Isso mesmo! Parece meio contraditório, mas é verdade. O "descanso" que nos referimos aqui passa também por outras atividades que devem ser entendidas como tal. Neste texto, destacamos a importância do descanso para a melhora do desempenho. 

2 - Alimentação: Alguns alimentos tiram a energia do corpo, você sabia? Imagine que você acabou de fazer um treino top demais, fez aquele longão, está na reta final para a sua prova e começa a se alimentar de forma indevida com esses alimentos que tiram energia do corpo, ou em alguns casos, aumentam os radicais livres no corpo. Alguns exemplos são: doces, carne vermelha, alimentos fritos e etc. 

Os radicais livres dificultam as ações das células e de algumas proteínas que podem ter a sua função diminuída, complicando assim a síntese proteica determinante para a sua melhora na corrida. Clique aqui para conferir mais dicas sobre alimentação para melhorar o desempenho na corrida.

3 - Sono: É o alimento do atleta. Atleta que não dorme está fadado a perder rendimento. Isso porque alguns hormônios são sensibilizados apenas durante o sono e a reconstrução muscular fica completa durante esse período. 

4 - Ficar acordado gasta muita energia: A energia proveniente dos alimentos, em sua grande maioria, é para manter os órgãos vitais em funcionamento. Logo, a parte muscular ou músculo esquelético é uma das últimas prioridades do nosso corpo. Dificilmente você verá um animal correndo para todo lado, a não ser em caso de emergência, para fugir ou pegar um alimento ou para procriar. Para os humanos, atualmente, a maioria dessas situações não demanda muito esforço físico.

Logo, na parte muscular, a recuperação de algumas micro lesões fica mais potencializada quando estamos dormindo, pois os órgãos vitais diminuem significativamente o seu funcionamento. É então que as proteínas vão fazer a síntese proteica proveniente daquele longão top demais da conta. 

5 - Redes sociais sem moderação: Talvez esse seja o maior desafio a ser enfrentado nos tempos modernos, pois ela acaba interferindo no descanso e, em especial, nas noites de sono bem dormidas. 

Não é difícil encontrarmos os atletas postando fotos e enviando mensagens durante a madrugada, principalmente os jovens em fase de formação, onde o sono é ainda mais determinante nesse processo, afinal essa é a fase do crescimento e desenvolvimento, onde o principal hormônio que faz essa engrenagem funcionar precisa do sono para ser sensibilizado com mais intensidade. 

Se serve de consolo, esse é um fenômeno mundial, mas a grande sacada é que quem conseguir sair da casinha certamente terá uma vantagem muito importante dentro da pista ou ruas! 

Ou seja, corredor! Agora você já pode perceber que a corrida vai muito além de apenas correr. Por isso, também destacamos a importância de você estar sempre bem atualizado no nosso portal, consumindo nosso conteúdo informativo e educativo para aumentar ainda mais sua gama de conhecimento sobre a corrida e arrasar na hora do treino.

Mais notícias


Publicidade